Google homenageia Lélia Gonzalez, pesquisadora e militante negra
A página inicial do Google faz, neste sábado (1) uma homenagem à ativista e intelectual Lélia Gonzalez. O Doodle (alteração temporária especial do logotipo nas páginas iniciais do Google) foi dedicado à mineira, que estaria completando 85º no dia de hoje. A ilustração foi criada pela artista Olivia When.
Ela faleceu no dia 11 de junho de 1994, quando teve um infarto em sua casa, no Rio de Janeiro, aos 59 anos. Nascida em Belo Horizonte, era filha de um ferroviário e de uma empregada doméstica indígena. Apesar das origens humildes, conseguiu se graduar em História e Filosofia, trabalhou como professora na rede pública, fez mestrado em Comunicação Social, doutorado em Antropologia Política e se tornou ativista, pesquisando sobre etnia e gêneros e dando aula sobre cultura brasileira.
Lélia Gonzalez foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado contra Discriminação e o Racismo, em 1978, hoje, chamado de Movimento Negro Unificado (MNU). Foi fundamental, e ainda é referência, para a militância feminista negra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.