Estudo: mulheres com maquiagem pesada são vistas com traços 'menos humanos'
Um novo estudo publicado na revista Sex Roles indicou que o uso de maquiagem pesada pode levar a uma "forma sutil de desumanização". De acordo com a pesquisa, as mulheres são percebidas como apresentando menos características humanas quando usavam maquiagem em comparação com quando não usavam.
"Um crescente corpo de pesquisa mostrou que a sexualização corporal promove desumanização e objetivação. Ou seja, que corpos usando lingerie e exibindo posturas sugestivas são visualmente processados de maneira semelhante a objetos em um nível cognitivo básico e percebidos como menos humanos ", explicou o autor do estudo Philippe Bernard, pesquisador da Universidade Livre de Bruxelas.
Em quatro experimentos com quase mil participantes no total, os pesquisadores examinaram como a presença de maquiagem pesada estava relacionada à desumanização das mulheres. Os participantes viram retratos dos rostos das mulheres, que incluíam maquiagem ou não, e foram convidados a preencher um questionário avaliando suas percepções sobre elas.
Os pesquisadores descobriram que mulheres com maquiagem pesada foram classificadas por participantes masculinos e femininos como tendo menos humanidade, experiência, competência, cordialidade e moralidade em comparação com mulheres sem maquiagem. Rostos com maquiagem também foram classificados como mais sexualizados do que rostos sem maquiagem.
"Os rostos são percebidos como mais sexualizados ao usar maquiagem, o que indica que a sexualização pode ser comunicada através de sinais faciais (por exemplo, batom e rímel) e não apenas por sinais corporais (por exemplo, roupas justas, posturas sugestivas)", disse Bernard ao site PsyPost.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.