'Feliz dia da menstruação' é celebrado na Índia contra tabu e preconceito
Menstruação é tabu em várias sociedades e culturas. Em algumas comunidades indianas, é coisa que não se discute sem constrangimento e com muita desinformação. Para tentar desmistificar o tema, instituições indianas criaram o "Feliz dia da Menstruação". A data foi criada para tirar o estigma sobre o tema na sociedade indiana.
Funciona assim: dezenas de indianos publicaram imagens com um ponto vermelho pintado na palma da mão. É um trocadilho com a palavra "period", que em inglês significa 'ponto final' e também 'período menstrual'. "Menstruação não é questão de vergonha. É uma celebração", escreveu uma universitária em uma publicação no Instagram.
ONGs no país organizaram rodas de conversa para apresentar e discutir o uso do coletor menstrual e absorvente.
País vive estigma
Não à toa, em um dos países mais populosos do mundo, com 1,3 bilhões de pessoas, muita gente mantém esse o assunto mais ou menos de lado.
O estigma na Índia é tão intenso que criou o documentário "Absorvendo o tabu" (Netflix), vencedor do Oscar em 2018. Na produção, a criação de uma fábrica de absorventes de baixo custo obriga uma pequena vila a falar sobre menstruação. Como em algumas comunidades, as mulheres escondiam durante o período menstrual e não conheciam a palavra "absorvente". Já os homens não sabiam ou não tinham certeza o suficiente para opinar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.