Surra de red carpet: os 10 melhores looks dos últimos 10 anos de Oscar
Definir quais looks do red carpet da cerimônia de entrega do Oscar são os melhores ou mais marcantes em uma década não é uma tarefa fácil, ainda mais quando nos aproximamos de sua 92ª edição, que acontece no próximo domingo.
Mas acompanhar a chegada das celebs no tapete vermelho, seja pela TV ou scrollando a tela do celular, já se tornou um ritual tão famoso quanto a entrega dos prêmios. Universa reuniu 10 looks que marcaram a última década por sua modelagem, pelo estilista responsável, ou, até mesmo, em tempos de redes sociais, por serem os mais instagramados ou por ter virado meme.
Em 2010, Sandra Bullock levou a estatueta de melhor atriz por sua atuação no filme "Um Sonho Possível". Para eternizar o momento, ela escolheu um vestido bem elegante de brilho Marchesa. A grife, fundada em 2004 por Georgina Chapman e Keren Craig, dominava o red carpet na época.
Porém, a marca enfrenta momentos difíceis desde outubro de 2017, com as acusações de assédio sexual do produtor de cinema Harvey Weinstein, ex-marido de Georgina. Rolaram até boatos de que Weinstein obrigava as atrizes a usaram Marchesa no tapete vermelho.
Apesar de não ter sido indicada em nenhuma categoria, Mila Kunis não passou batido no Oscar 2011. A atriz usou um vestido Elie Saab lavanda para apresentar um prêmio, e seu look, que era um mix de romântico e sexy, virou trending topic no Twitter mundial.
Angelina e uma fenda lacradora
Só uma coisa ficou mais famosa que o tomara que caia preto Atelier Versace que Angelina Jolie usou em 2012: a perna da atriz aparecendo na fenda lacradora. Exemplo clássico de look que viralizou na web, a pose de Angelina rendeu muitos memes e sua perna direita acabou ganhando até perfil em redes sociais.
Nem o tombo que Jennifer Lawrence levou ao receber a estatueta de melhor atriz por "O Lado Bom da Vida", em 2013, derrubou seu volumoso vestido Dior Haute Couture da lista dos looks mais marcantes do Oscar.
Outra história curiosa sobre o modelito de J-Law é que ele não foi feito exclusivamente para ela, como geralmente acontece com os trajes de gala. Em entrevista à Vogue americana, a atriz contou que provou o vestido na manhã da cerimônia - e que ela ficou aliviada ao descobrir que ele era exatamente do seu tamanho.
Já Lupita Nyong'o não atravessou o red carpet do Oscar 2014, ela flutuou! Estreante na premiação, a vencedora na categoria de atriz coadjuvante por "12 Anos de Escravidão" usou um vestido azul-celeste Prada feito sob medida para ela, que, além de contar com a leveza do tecido, ainda tinha cristais bordados em sua saia, adicionando brilho aos movimentos graciosos que a atriz fazia ao posar para as câmeras. Mágico!
A cor até gerou dúvidas: é verde amarelado ou amarelo esverdeado? Mas o fato é que o vestido de mangas longas Elie Saab todo bordado de Emma Stone foi muito elogiado em 2015. Não só ele, mas toda a produção "diva Old Hollywood" da atriz, com ondas laterais em seus cabelos ruivos e um toque inusitado e moderno nos lábios com um tom peach coral.
Alicia, a Bela
Quando Alicia Vikander atravessou o tapete vermelho da premiação em 2016, a internet foi inundada de montagens comparando seu vestido amarelo Louis Vuitton ao de Bela, de "A Bela e a Fera".
Com seu corte sem alças, saia volumosa e assimétrica e bordados metálicos, ela até estava parecida com a princesa da Disney, porém com uma aparência mais chique e descolada. E seu conto de fadas foi completo: ela levou a estatueta de atriz coadjuvante por seu papel em "A Garota Dinamarquesa".
Nem brilhos, nem excessos. Às vezes, tudo que um look de red carpet precisa para ser marcante é a sua cor - e vermelho sempre está entre elas. O tom bem vivo foi usado por Viola Davis em 2017 em um modelo Armani chiquérrimo, que se destacou em um mar de vestidos claros e metalizados que dominaram esta edição.
Uma escolha quase tão inesquecível quanto o discurso emocionado que Viola fez ao receber o prêmio de melhor atriz coadjuvante por "Um Limite Entre Nós".
Margot Robbie foi uma das celebs que apostaram no branco, tendência marcante dos looks do Oscar 2018. Com seu Chanel Haute Couture feito por Karl Lagerfeld, a atriz brilhou no red carpet e esteve presente em todas as listas das mais bem vestidas.
Para esse sucesso todo, foram necessárias mais de 600 horas para o vestido ficar pronto, sendo 550 delas só na parte do corpete e do bordado, que contava com camélias de cristal em 3D . Ainda bem que dá pra usar o zoom do celular para conferir de perto essa delicadeza toda.
Não foi só com Shallow que Lady Gaga brilhou no Oscar 2019. Seu vestido preto escultural Alexander McQueen era de tirar o folego.
Homenageando Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo, ela completou o visual com luvas pretas até o cotovelo e um colar da Tiffany & Co. com um dos maiores diamantes amarelos do mundo, de valor inestimável. Detalhe: Audrey foi a última pessoa a usar o diamante antes de Gaga, em 1961, para as fotos publicitárias feitas para o filme.
Look-bônus
A criação de Christian Siriano para Billy Porter em 2019 merece entrar como extra nessa lista. O artista da série Pose uniu o black-tie masculino e feminino em um único look quebrando o tradicional código de vestimenta de Hollywood e garantiu um dos visuais mais instagramados da edição. Ansiosas para o tapete vermelho deste ano!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.