5 lições do curta vencedor do Oscar para cuidar do cabelo de meninas negras
A história de pouco mais de seis minutos da animação "Hair Love" (Amor de Cabelo), que venceu o Oscar na categoria de Curta de Animação na noite de domingo (9), conquistou muita gente por, de um jeito fofo, dar dicas de como cuidar dos cabelos de meninas negras — fazendo penteados e deixando os fios saudáveis.
O enredo é simples: um pai precisa arrumar pela primeira vez o cabelo de sua filha, cacheado e volumoso. Em algum momento, ele vê os fios como um "monstro", mas, com um pouco de paciência e alguns tutoriais na internet (quem nunca?), ele ajuda a garotinha a ficar pronta.
Além de mostrar a figura de um homem negro sem estereótipos e uma boa relação entre pai e filha, o curta ainda traz dicas práticas. Eis o que aprendemos com "Hair Love" (que você pode ver completo no final da matéria):
1) Durma com lenço ou com fronha de cetim
Para evitar tanto o frizz excessivo quanto que o cabelo embarace com mais facilidade, além de manter a definição dos fios, invista no uso de um lencinho na cabeça — algumas pessoas usam de cetim; outras, de algodão. Vale também uma fronha para o travesseiro dos mesmos tecidos.
2) Se inspire em pessoas que têm o cabelo parecido com o seu
A menininha se prepara para fazer um penteado e procura no computador alguns vídeos de outras mulheres ensinado a modelar os fios. Acontece que, pelo fato de os cabelos crespos e cacheados terem características muito específicas e variáveis (tipos de cacho, condições do fio, cortes de cabelo), é importante que a inspiração seja de uma pessoa que tem o cabelo o mais parecido com o seu.
Isso ajuda, e muito, a ter os resultados esperados ao usar produtos nos fios e na finalização do cabelo.
3) Não penteie os fios secos
Pela estrutura do fio, passar o pente sem o uso de creme ou de um spray de água no cabelo cacheado ou crespo pode dar o efeito contrário do esperado. Se você não tiver não for um pente-garfo, uma opção para modelar os fios, evite escová-los a seco.
4) Prenda o cabelo em partes
Dependendo do penteado, será necessário usar grampos, prendedores de cabelo, cremes para modelar. Não economize nos recursos. Por vezes, dividir o cabelo em partes para modelar (fazendo tranças, coquinhos) pode facilitar o processo.
5) Sentir-se bem vale muito
Mulheres negras que são carecas muitas vezes passam por discriminação dupla: a questão do gênero e a questão da raça podem minar a autoestima. O curta ensina que elas também são rainhas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.