Motorista de app é indiciado por suspeita de estuprar passageira em SP
Um motorista de aplicativo foi indiciado após ser acusado de estupro por uma passageira de 20 anos na última semana na cidade de São Paulo (SP).
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) confirmou que o suspeito compareceu ontem à noite à 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, que investiga o caso.
Após a realização da oitiva, o motorista foi indiciado por estupro de vulnerável. Ele prestava serviço para a 99, que o baniu da plataforma depois da acusação.
Em depoimento para TV Globo, a vítima contou que a ação ocorreu na última quarta-feira, por volta das 4h (de Brasília), depois que ela pediu um carro de aplicativo para voltar para a casa.
"O único flash que eu lembro é a gente passando na Consolação com o carro em movimento e depois o outro flash que eu tenho é o moço saindo do carro e indo no banco de trás comigo e ele estava com as calças abaixadas. Esse é o único flash que eu lembro", disse.
A vítima disse que, quando acordou em casa por volta das 14h, percebeu que algo de errado poderia ter ocorrido, já que sentia dores na região genital. Segunda a TV Globo, o trajeto durou 336 minutos - normalmente seria aproximadamente 30 minutos e - e custou R$ 109.
Segundo a Rede Globo, no depoimento o motorista alegou ter sido seduzido pela vítima.
Já a 99 disse que, além de banir o motorista, está disponível para colaborar com as investigações da polícia.
Veja na íntegra a nota da 99
A 99 recebeu a grave denúncia da passageira envolvendo um motorista registrado na plataforma. Assim que soubemos do caso, banimos o motorista e mobilizamos uma equipe que manteve contato com a passageira para oferecer todo o acolhimento e suporte necessários. A empresa está disponível para colaborar com as investigações da polícia.
A plataforma lamenta profundamente o caso e reitera que repudia veemente esse tipo de violência. Temos uma política de tolerância zero em relação a isso. Por isso, dedicamos nossos esforços na prevenção, proteção e acolhimento de todos os usuários da plataforma, principalmente para as mulheres.
Entre as medidas está o kit de segurança, que oferece a opção de compartilhar a rota para contatos de confiança, além de poder ligar para a polícia. O app também possui uma inteligência artificial, o Rastreador de Comentários, que vasculha automaticamente as avaliações das usuárias ao fim das corridas para a identificação dos casos de assédio ou violência sexual. Com essa tecnologia, a empresa pode priorizar esses casos e acolher a vítima de maneira humanizada, bem como tomar todas as providências possíveis, que pode incluir bloqueio e colaboração com a investigação das autoridades.
Além disso, disponibilizamos curso online para 100% dos motoristas sobre o combate ao assédio. O conteúdo foi feito por uma plataforma especializada em educação digital com a curadoria de especialistas no assunto, como a consultoria feminista Think Eva.
Passageiras e motoristas que tenham sofrido esse tipo de violência devem reportar imediatamente para a empresa, por meio de seu app, ou no telefone 0800-888-8999, para que o acolhimento e suporte necessários sejam oferecidos. Trabalhamos 24 horas por dia, 7 dias por semana, para cuidar exclusivamente da proteção dos usuários, sejam elas motoristas ou passageiras.
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