Rosalind P. Walter, a primeira rebitadora, morre aos 95 anos
Rosalind P. Walter, primeira mulher rebitadora , morreu ontem aos 95 anos. A herdeira de uma rica família de Long Island, nos Estados Unidos, ficou conhecida após abrir mão de seus privilégios e se juntar a outras mulheres para armar tropas, navio de guerra e aeronaves durante a Segunda Guerra Mundial.
Rosalind trabalhava fixando rebites nos aviões de combate em uma fábrica em Connecticut. Essa atividade era considerada exclusiva para homens até então.
Após um jornal publicar uma coluna sobre ela, dois compositores se sentiram inspirados a criar uma música para ela: "Rosie the Riveter" - Rose, a Rebitadora, em inglês. Ela então se tornou um símbolo. O macacão e o cabelo enrolado com uma bandana vermelha se replicaram em fábricas militares de todo os EUA.
A música que imortalizou Rosalind foi escrita por Redd Evans e John Jacob Loeb e se tornou famosa nas vozes do "The Four Vagabonds", um grupo vocal norte-americano.
Segundo amigos, ela morreu em sua casa, em Manhattan, dias antes do Dia Internacional da Mulher.
No Twitter, mulheres prestaram homenagens a Rosalind:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.