Mexicanas fazem greve contra feminicídio e esvaziam cidades; veja fotos
Mulheres mexicanas não saíram de suas casas nesta segunda-feira (9). O motivo: uma greve feminina nacional para protestar contra a violência de gênero e o feminicídio. O ato foi convocado pelo coletivo feminista Brujas del Mal e pretende mostrar o importante papel das mulheres na sociedade mexicana.
O país registra hoje uma média de dez feminicídios por dia — aumentou 137% nos últimos cinco anos, de acordo com dados do governo federal. A Pesquisa Nacional de Segurança Pública Urbana, divulgado em 2019, mostrou que no ano passado mais de seis milhões de mulheres foram vítimas de algum tipo de violência sexual — de assédio a estupro. Além disso, segundo outro levantamento, de 2018, 82,1% das mulheres dizem se sentir "inseguras" ao andar pelas ruas do país.
Esses números são o combustível para a paralisação, e a adesão é visível. Com o nome "Um Dia Sem Elas", o ato esvaziou ruas, universidades, estabelecimentos comerciais e transporte público de algumas cidades mexicanas. Usuários das redes sociais publicaram imagens mostrando com estava o país nesta segunda, veja:
Cadeiras vazias em universidade
Cadê o engarrafamento que estava aqui?
Metrô vazio e aviso de fechamento de bancos
As atendentes do metrô também aderiram
Escritórios sem elas
A Confederação das Câmaras Nacionais de Comércio, Serviço e Turismo estima que a ausência da força de trabalho feminina cause uma perde de cerca de R$ 70 milhões.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.