Quarentena: A gente ajuda, Maitê! Veja dicas úteis para faxinar a casa
A medidas contra a pandemia do coronavírus exigiu que as empregadas domésticas fiquem em casa, como ato de solidariedade e para evitar o risco de transmissão do vírus.
Quem estava acostumada a chegar em casa e tê-la limpinha, como Maitê Proença, pode ficar perdidinha ou sentir na pele (e na lombar!) o esforço das trabalhadoras domésticas. A atriz publicou como tem mantido a casa em ordem e um guia para usar o esfregão. A apresentadora Adriane Galisteu está com bolhas nas mãos de tanta faxina.
O papel de limpar a casa não é feminino. Todo mundo sob mesmo precisa se comprometer. Chame o marido, a esposa ou quem mais se disponibilizar. Veja as dicas de faxina que vão facilitar a passar pelo período e, de quebra, ajudar no reconhecimento de privilégio
Primeiro: divida as tarefas
O marido em home office também tem o dever de arrumar a casa. Afinal, ele mora nela, não? Divida o que cada um gosta mais ou menos de fazer e estabeleça em conjunto as metas e horários. Acrescente os filhos e outros moradores para também fazer a contenção. Não deixe ninguém com as pernas pro ar o dia todo.
Divida a casa em setores
Separe a casa em ambientes similares e, diariamente, reserve alguns minutos para cada um deles. Estabelece um tempo que não interfira tanto nas suas tarefas de trabalho em home office. Deixe um dia da semana para uma limpeza mais puxada. O mais comum é que aconteça no sábado, para descansar no domingo. Assim fica mais fácil manter a casa habitável e você terá menos trabalho no final de semana.
Faça um calendário com tarefas
Crie três categorias de tarefa: diárias (arrumar cama, recolher lixo do banheiro e da cozinha, varrer o chão ou aspirar), semanais (trocar roupas de cama e banho, lavar os banheiros e cozinha, passar roupas) e mensais (limpar vidros e portas, tirar manchas das paredes). Deixe esse calendário acessível. Uma dica é fixá-lo na geladeira ou criá-lo em um aplicativo de celular.
Deixe pronto um kit de limpeza
Parece coisa pouca, mas vai ajudar a ganhar muita agilidade manter uma cestinha com produtos básicos. Coloque os produtos em uma cesta fácil de ser carregada e vá andando pelos cômodos com ela não. Com isso não será preciso ficar indo e voltando na área de serviço para buscar um item que você esqueceu.
Troque o algodão pela microfibra
Panos de microfibra agem melhor: são mais fáceis de lavar, tem maior durabilidade, são mais eficazes, pois "atraem" o pó, enquanto os comuns acabam só movendo o pó de lugar. Também são indicados para limpar chão e vidros. Na mesma linha, espanadores de microfibra são mais indicados, pois são laváveis e alcançam todos os cantinhos.
E a louça, hein?
A louça suja é um caso peculiar. Difícil encontrar alguém que goste de lavar os pratos depois das refeições, mas é preciso ter disciplina para deixá-los limpos e evitar a sujeira e mau cheiro.
Uma dica para evitar o excesso de louça é bem simples. Coloque a maior parte dos copos e pratos em armários pouco acessíveis. Sabe aquele lá no alto, que precisa de um banquinho para pegá-lo? Então! Limite a quantidade de copos, pratos e talheres em locais mais fáceis de serem usados e terás menos louça para lavar no futuro e mais alegria no coração.
Use o tempo com inteligência para evitar louça
Enquanto você cozinha, pode ir lavando o que sujar. Sabe aquele momento em que o arroz está cozinhando, e a carne está no forno? Utilize para colocar a pia em ordem. Assim, quando terminar o almoço, terá bem menos coisa para lavar.
Invista em instrumentos
Compre esponjas de qualidade, que não vão desintegrar nos primeiros usos e te deixar com raiva. Use duas diferentes: uma para copos e outra para o restante da louça. Podem ser de cores diferentes para diferenciar. Outra aliada é a escovinha, que retira a sujeira e a gordura antes da lavagem.
Se o isolamento deu vontade de limpar as cortinas?
Cortinas de tecido precisam ser removidas e lavadas na máquina de lavar. Enquanto isso, as persianas não necessitam ser retiradas do lugar para serem higienizadas — basta um pano e produtos específicos para o tipo de material usado (geralmente metal, madeira ou PVC).
Fontes: Lori Nogueira, personal organizer e decoradora, e Renata Serrachioli, personal organizer; João Pedro Lucio, consultor técnico da Maria Brasileira - Limpeza e Cuidados; Thabata Lima, consultora e gerente de marketing da empresa de produtos de limpeza doméstica Bettanin
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