Hospital retoma serviço de aborto legal em SP após parada pelo coronavírus
O hospital Pérola Byington retomou hoje as atividades no setor de atendimento às vítimas de violência sexual, e também nos serviços de aborto legal. O anúncio foi feito por meio de nota divulgada por órgãos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e do MP (Ministério Público) estadual.
Segundo o comunicado, o "Projeto Bem Me Quer está atendendo ininterruptamente vítimas de violência sexual, prestando atendimento curativo de lesões e preventivo com administração de profilaxias necessárias para cada caso". A nota divulgada hoje afirma também que "as instituições estão atentas e continuam fiscalizando as políticas públicas de garantia dos direitos das mulheres".
Na última quinta-feira (26), a reportagem da revista AzMina revelou que a crise do novo coronavírus havia provocado a paralisação dos trabalhos no Pérola Byington, que é o principal hospital de aborto legal em São Paulo. Na ocasião, a secretaria estadual de Saúde disse que o atendimento ambulatorial foi suspenso para reduzir a circulação de pessoas e evitar a propagação da covid-19 durante a internação e procedimento.
A Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e Pela Legalização do Aborto havia se posicionado dizendo que a interrupção do serviço do Pérola Byington representava "grave barreira no acesso ao aborto legal, empurrando as mulheres para a ilegalidade", o que significava "maior risco à saúde e à vida, principalmente das mulheres negras e empobrecidas".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.