Coronavírus: Designer cria jogo de tabuleiro educativo para crianças
A designer Natália Cristina Cavalhieri Rosa, 34, de Marília, interior de São Paulo, encontrou um jeito bem divertido de curtir a quarentena com o filho Ivan de 5 anos, e ainda ajudar outras mães a se divertirem com os pequenos nesse período de isolamento social. Ela criou um jogo de tabuleiro sobre o coronavírus, que além de diversão, também ajuda a ensinar as crianças sobre os riscos da doença e como se prevenir.
Segundo Natália, a ideia surgiu por causa da dificuldade de entreter as crianças durante esse período em que elas estão em casa. A proposta é levar informações básicas de prevenção e diversão longe das telas da televisão e do celular.
"Quando eu e meu irmão éramos crianças, nós não tínhamos muito acesso a jogos. Então ele costumava desenhar tabuleiros para a gente brincar e foi a partir daí que me inspirei para fazer esse jogo. Além disso, é uma oportunidade de crianças que não tem tanto acesso aos brinquedos se divertirem nesse período", explica a designer.
Ilustrativo e bem colorido, o jogo de tabuleiro é bem fácil de ser entendido pelas crianças. Ele conta com diversas casas e em algumas delas situações do dia a dia são representadas através de desenhos, divididas em ações que previnem o coronavírus e outras representando o que não podemos fazer nesse período.
Quando o jogador para em casas de situações positivas, como "lavar as mãos", "todos em casa", "usou álcool em gel" e "calçados para fora de casa", ele avança no jogo. Já quando o jogador para em casas em que a ação favorece a propagação do vírus ele tem que voltar casas. Há também a "quarentena", casa em que o jogador passa a vez.
A designer divulgou o jogo em suas redes sociais. Quem tiver interesse pode baixa-lo lá ou solicitá-lo gratuitamente através do e-mail da própria Natália.
"Tem muita gente me pedindo, pelo menos 70 pessoas já entraram em contato comigo para solicitar o tabuleiro, fora os que baixam da rede social. E o mais legal é que não são somente mães com crianças, muitas falam que querem o jogo para distrair os idosos que também estão em casa nesse período", conta Natália.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.