Mãos ressecadas? 21 produtos para hidratar a pele após uso do álcool em gel
Lavar as mãos com água e sabão (durante 20 segundos!) várias vezes ao dia e usar álcool em gel com frequência são as maneiras mais simples e eficientes de se prevenir e conter a disseminação do coronavírus (Covid-19), como recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas o que essa higienização constante e necessária pode fazer com a nossa pele?
Como funciona o álcool em gel
Ao entrar em contato com a pele, o álcool em gel 70% elimina vírus, fungos e bactérias. Mas além do cuidado com a higienização e assepsia das mãos, também devemos prestar atenção na hidratação.
Monise Erédia, médica da área de dermatologia e tricologia, explica que o álcool gel tem a capacidade de remover os lipídios naturais, que formam uma camada de gordura que serve para hidratar e proteger a pele, podendo provocar ressecamento da mão e das unhas e, em alguns casos, vermelhidão e dermatites.
Cuidados necessários
"Todas as vezes que lavar as mãos ou usar o álcool gel, em seguida, você pode passar o creme hidratante para prevenir o ressecamento da pele e possíveis dermatites", orienta Monise. A médica também afirma que existe no mercado a opção do álcool em gel com ação hidratante, com substâncias como aloe vera.
Ela ressalta ainda que a pele de crianças e idosos é ainda mais delicada. "Por ser uma pele naturalmente mais fina e sensível, exige ainda mais atenção na hidratação", aconselha.
Xô, pele áspera!
"O creme hidratante para as mãos tem a capacidade de formar uma película lubrificante invisível sobre a área promovendo nutrição, proteção e aumento da viscosidade e elasticidade do dorso e das palmas das mãos, além, dos dedos, unhas e cutículas", explica Fernanda Sanches, cosmetóloga e farmacêutica bioquímica, diretora do núcleo científico das marcas Biomarine e Cosmobeauty.
Além dos cremes, as máscaras para as mãos também são opções para quem quer deixar as mãos macias e suaves.
"A formulação ideal para um produto voltado ao cuidado com as mãos são substâncias que promovam nutrição e emoliência extrema (manteiga de karité, ceramidas, pantenol), além de formadores de filmes para a proteção nutritiva e antipoluição da área (glycofilm). Também é importante contar com princípios ativos que estimulem o rejuvenescimento e clareamento da região (vitamina C, ácidohHialurônico, Pérolas orientais), uma vez que ela sofre com o avanço da idade e as degradações do meio externo", orienta Fernanda.
E, atenção! Produtos com cheirinho bom são sempre bem-vindos, mas Fernanda ressalta que perfumes e fragrâncias em excesso podem ser marcadores para gerar possíveis alergias e hipersensibilidade em pele mais delicadas.
"Prefira um produto de fragrância suave, que remeta ao cuidado e tratamento local, mas que conjugue a tudo isso o bem estar e o prazer do perfume na medida correta."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.