Mulher hospitalizada com covid-19 dá à luz durante coma induzido
O caso de uma paciente com coronavírus em Washington, nos Estados Unidos, atraiu a atenção dos médicos no último mês: grávida, ela deu à luz enquanto estava entubada e em coma induzido.
Angela Primachenko, de 27 anos, estava na 33ª semana de gestação quando identificou os primeiros sintomas de covid-19, conta a Today. Após ter recebido diagnóstico positivo para o coronavírus, no dia 24 de março, ela foi internada no hospital Legacy Salmon Creek Medical Center, sendo encaminhada direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e auxiliada por ventiladores mecânicos.
Diante da piora do quadro, a equipe médica que cuidava de Angela determinou que ela fosse sedada — ou seja, aplicada a um coma induzido. No entanto, poucos dias depois, ela deu à luz naturalmente à sua filha, Ava. A criança não foi diagnosticada com coronavírus.
Ainda segundo a Today, pouco após o parto Angela apresentou melhoras no quadro de saúde. No dia 6 de abril, deixou de usar os ventiladores mecânicos e recebeu alta neste fim de semana.
"Me sinto um milagre ambulante", disse ela à publicação. "É algo extremamente fascinante".
Apesar de ter sido autorizada a cumprir isolamento em casa, Angela terá de apresentar dois resultados negativos no teste de detecção de coronavírus antes de poder segurar sua filha no colo. A criança continua na ala pré-natal da unidade de saúde.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.