Papa reza por vítimas de violência doméstica durante confinamento
O Papa Francisco orou hoje pelas vítimas de violência doméstica e por todas as mulheres que ajudam outras pessoas durante a pandemia do novo coronavírus.
"Hoje quero lembrar o quanto as mulheres fazem para cuidar das outras, especialmente durante esta emergência de saúde", disse o papa durante uma oração especial, chamada Regina Caeli.
"Mulheres médicas, enfermeiras, policiais e guardas prisionais, aquelas que trabalham em lojas que fornecem itens essenciais e muitas mulheres e irmãs e avós que estão confinadas em casa com suas famílias: crianças, idosos e deficientes".
Francisco também mencionou mulheres que estão em casa e correm risco de violência doméstica. "Às vezes elas correm risco de violência devido a uma situação de vida que é muito pesada para elas", afirmou o papa.
"Vamos orar por elas, para que o Senhor lhes dê forças e que nossas comunidades possam ajudá-las, juntamente com suas famílias." "Que o Senhor nos dê a coragem das mulheres para seguir sempre em frente", acrescentou o pontífice.
No Brasil, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse no último dia 2 que no estado do Rio o total de notificações de violência doméstica nas últimas semanas já é 50% maior.
O ministério ainda divulgou dados do Ligue 180, canal de denúncias de violência doméstica, apontando aumento de quase 9% no total de ligações na quarentena. A média diária entre os dias 1.º e 16 de março foi de 3.045 ligações e 829 denúncias, ante 3.303 telefonemas e 978 denúncias entre os dias 17 e 25.
* Com Estadão Conteúdo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.