Governo usa imagem só com crianças brancas em material de novo programa
Há apenas crianças brancas na foto de capa do material do programa Pró-Brasil, em que o governo apresenta ações estratégicas de recuperação econômica após os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. Segundo a última Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 55,8% dos brasileiros se declaram pretos ou pardos.
A foto é do banco de imagens Freepik, que as oferece gratuitamente para uso pessoal ou comercial, desde quem levem o crédito e o link do site. Nenhuma das informações aparece no material do governo.
A mesma imagem já foi utilizada em campanhas em outros países, como em um projeto de uma rádio de Honduras para combater o trabalho infantil (veja abaixo). Times de futebol e igrejas também já utilizaram a foto.
A reportagem procurou a Casa Civil e a direção de fotografia da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) do governo por e-mail questionando sobre a escolha da foto. Até o momento, não houve resposta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.