Morre Theodosina Ribeiro, a primeira vereadora negra eleita em São Paulo
Morreu ontem aos 89 anos Theodosina Rosário Ribeiro, a primeira mulher negra eleita para o cargo de vereadora na cidade de São Paulo, em 1970. Quatro anos depois, ela conquistava uma cadeira na Assembleia Legislativa, como deputada estadual pelo então MDB.
Nascida no dia 20 de maio de 1930, em Barretos, no interior do estado, ela estudou Letras na Universidade de Mogi das Cruzes e foi para a capital paulista trabalhar como professora. Theodosina também atuou como diretora de escola e advogada.
Foi em 1968 que Theodosina iniciou a vida política para, dois anos depois, se tornar a segunda vereadora mais votada da cidade.
Em sua carreira, procurou combater as desigualdades, principalmente nas que se refletem em mulheres e homens negros.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.