Defensoria de SP lança guia sobre direitos da mulher em meio à pandemia
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo lançou um guia sobre os direitos da mulher dentro do contexto da pandemia do novo coronavírus.
O guia traz um manual com orientações sobre violências doméstica, sexual e obstétrica. O que motivou ação foi o dado de que, historicamente, os casos de violação dos direitos da mulher, especialmente de violência doméstica, durante períodos de crise.
O guia foi montado a partir das principais dúvidas que chegaram à Defensoria e reúne informações sobre funcionamento de serviços e órgãos durante a pandemia. Você pode acessá-lo aqui.
Aumento de casos na pandemia
Especialistas ouvidas por Universa estão alinhadas com a previsão da ONU Mulheres e afirmam que há mais dois grandes perigos desse período: o aumento de casos de violência sexual, principalmente contra crianças, e as tentativas de feminicídio.
"A violência contra a mulher já era uma epidemia antes do coronavírus. Agora, será potencializada. A gente precisa tentar proteger as vítimas ao máximo, e não fingir que não vê", afirma a advogada Gabriela de Souza, do escritório Advocacia para Mulheres, de Porto Alegre. "Nos últimos dias, recebi mais pedidos de ajuda por ameaças de morte do que havia recebido em meses."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.