Denúncias de violência doméstica aumentam nos quatro primeiros meses do ano
As denúncias de violência doméstica entre os meses de janeiro e abril tiveram uma alta de 14,1% quando comparadas ao mesmo período de 2019. O mês de abril sozinho apresentou um crescimento de 37,6%, com 9.965 denúncias de casos.
Os dados foram divulgados pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo federal. As denúncias contabilizadas são dos canais disque 180 e disque 100, que foram unificados.
O total de casos de violência doméstica denunciados deste ano foi 37,5 mil contra 32,9 mil dos quatro primeiros meses de 2019.
A pasta justifica o crescimento como um efeito da pandemia de coronavírus com o isolamento social e pela ampliação dos canais de atendimento — recentemente, o ministério lançou um aplicativo que recebe as denúncias.
No começo de abril, a ministra Damares Alves alertou para um aumento de 9% no número de casos nacionais, com o estado do Rio de Janeiro, as notificações já alcançavam mais de 50%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.