HBO produz documentário sobre perseguição a LGBTs na Chechênia
A HBO lançou hoje o trailer em inglês do documentário "Welcome To Chechnya" ("Bem Vindo à Chechênia"), sobre a perseguição a pessoas LGBT na região. O filme estreia no dia 30 de junho nos Estados Unidos:
O documentário acompanha ativistas que resgatam e abrigam as vítimas de sequestro e tortura. O grupo tenta obter vistos para que eles possam escapar da perseguição — que, por vezes, acaba em execução.
Para preservar a identidade dos envolvidos, o diretor David France (indicado ao Oscar em 2013 por "How To Survive a Plague") optou por usar a tecnologia "deep fake" para substituir seus rostos.
O trailer mostra o presidente da Chechênia, Ramzan Kadyrov, sendo questionado sobre as supostas atrocidades que acontecem com pessoas LGBT no país. Em resposta, ele ri: "Isso não faz sentido. Não temos pessoas assim aqui."
Em 2017, o jornal russo Novaya Gazeta denunciou que ao menos 100 homens gays foram detidos em locais comparáveis a campos de concentração. Autoridades do país já anunciaram que familiares devem matar seus próprios parentes LGBT — se não o fizerem, o governo fará.
De acordo com a HBO, o documentário pretende "expor as atrocidades subnotificadas na Chechênia, enquanto destava um grupo de pessoas que estão confrontando a brutalidade."
O documentário foi exibido no Festival de Sundance 2020 e tem 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.