Topo

Brasileira ganha prêmio Defensoras Militares da Igualdade de Gênero da ONU

A comandante Carla Monteiro de Castro Araújo serve nas Forças de Paz da República Centro-Africana - ONU
A comandante Carla Monteiro de Castro Araújo serve nas Forças de Paz da República Centro-Africana Imagem: ONU

De Universa, em São Paulo

25/05/2020 20h12

A comandante Carla Monteiro de Castro Araújo, oficial da Marinha brasileira que serve nas Forças de Paz da República Centro-Africana, vai receber o prêmio Defensoras Militares da Igualdade de Gênero da ONU 2019.

É o segundo ano consecutivo que uma brasileira recebe o prêmio. No ano passado, foi entregue à capitão de corveta brasileira Marcia Andrade Braga.

Carla trabalha na Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA). Pela primeira vez, o prêmio será entregue a duas pessoas: a comandante Carla e a major Suman Gawani, do exército indiano, uma observadora militar que serviu na Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS).

"Este prêmio é um reconhecimento pelo trabalho de equipe envolvendo a força da MINUSCA e o componente civil. É muito gratificante para mim e para a Missão ver nossas iniciativas dando frutos", afirmou a brasileira ao receber a notícia.

Comandante Carla foi fundamental para aumentar o envolvimento das patrulhas de resposta de gênero com as comunidades locais de 574 para aproximadamente 3 mil por mês. De acordo com a ONU, sua função é oferecer treinamento em aspectos relacionados a gênero e proteção.

O prêmio será entregue durante uma cerimônia virtual presidida pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, no Dia Internacional das Forças de Paz da ONU: sexta-feira, 29 de maio, às 11h no horário de Brasília.