Carmen Lúcia diz que machismo está 'introjetado' no país, inclusive no STF
A ministra do Supremo Tribunal Federa, Carmen Lúcia, afirmou que o Supremo Tribunal Federal é tão machista quanto o Brasil e que o machismo é "próprio da sociedade".
Questionada pela Marie Claire sobre o grau de machismo do STF, a ministra respondeu: "É o [mesmo] da sociedade".
"Meus colegas são muito gentis e nos damos muito bem. Mas o machismo é próprio da sociedade, tão introjetado que não se sabe que está praticando aquilo. Não há agressividade, ofensa. Há uma sociedade machista, preconceituosa que ao criticar ou elogiar não o faz em razão de desempenho, mas em razão do autor da prática", disse.
Carmen Lúcia foi a primeira mulher a entrar de calça no Supremo Tribunal Federal, em 2007, depois que uma jornalista foi impedida de trabalhar por usar a mesma peça.
Ela também foi a primeira a ocupar o posto de presidente do Supremo, entre 2016 e 2018, período em que repreendeu o ministro Luiz Fux por interromper a colega Rose Weber diversas vezes durante uma sessão.
Apesar de afirmar que a violência contra o Supremo aumentou muito durante o governo Bolsonaro, ela cita um episódio anterior ao responder qual foi a pior agressão que sofreu em 14 anos na instituição: a sessão que legalizou o aborto de fetos anencéfalos, em 2012.
"Ao final, quando foi proclamada a decisão — fui um dos votos a favor da interrupção da gravidez — um grupo gritou muito contra mim especificamente, por eu ser mulher e ter votado à favor. Não agrediram os homens", lembra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.