Blogueira se desculpa por burlar cotas para entrar na faculdade: 'Vergonha'
De Universa, em São Paulo
02/06/2020 12h00Atualizada em 02/06/2020 13h33
A DJ e blogueira carioca Larissa Busch usou seu perfil do Instagram hoje para assumir que burlou o sistema de cotas para entrar na universidade se declarando parda.
Ela pediu perdão aos que pleitearam a vaga no sistema de cotas e foram preteridos por ela, que hoje se enxerga como branca.
"Antes de qualquer coisa, eu quero pedir desculpas para as pessoas que realmente deveriam preencher a vaga. Quero pedir perdão também para todas as pessoas negras e minorias que lutaram/lutam para que um sistema como as cotas, que busca justiça social, tenha sido criado", escreveu na rede.
Uma publicação que viralizou ontem à noite no Twitter denunciava a atitude de Larissa. O post mostrava a lista de matrícula do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) da modalidade de cotas da turma do segundo semestre de 2014 do curso de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
"Eu me sinto muito envergonhada, mas estou aqui para assumir o meu erro. Se não puderem me perdoar, entendo perfeitamente", disse.
Em longo desabafo na rede social, Larissa disse que acreditava na época que decisão poderia ser justificada pelo fato de ela possuir ascendentes negros. "Acreditava que ter uma bisavó negra me tornava não-branca. Eu estava errada", assumiu.
"Minha ancestralidade NÃO me torna parda. Eu sou uma mulher branca e tive muitos privilégios por isso", reconheceu.
A blogueira disse que largou o curso no meio porque não sabia lidar com o fato de ter burlado as regras. "Dois anos depois, em 2016 abandonei o curso, justamente por não conseguir carregar o peso dessa culpa", contou.
"Eu não me formei na universidade, abri mão do diploma porque sabia que não merecia estar ali. Claro, isso não exime o meu erro e NÃO quero receber palmas por isso."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.