Nicole Byer, de "Mandou Bem", ensina pais a explicarem racismo às crianças
De Universa, em São Paulo
03/06/2020 19h13
Diante dos protestos do movimento "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam), que já acontecem em todo o território dos Estados Unidos, muitos pais se perguntam como explicar o racismo aos seus filhos.
Nicole Byer, comediante e apresentadora do reality culinário "Mandou Bem", decidiu fazer um guia em seu perfil no Instagram. E alertou: "Eu me esforcei, agora é a sua vez".
Ela começa explicando o que a levou a escrever a postagem: "Oi, eu sou a Nicole. Eu apresento um programa chamado 'Mandou Bem', ao qual várias crianças assistem. Em um comentário no Instagram, alguém disse que 'abaixaria a cabeça e colocaria suas crianças para assistir a Mandou Bem'. (Eu desabilitei os comentários para que vocês não o encontrem e ataquem, e também nem sei sua etnia ou qualquer outra coisa sobre a pessoa)."
"Isso me deixou triste. Pensar que você deixaria sua criança me assistir, mas não me apoiar. Então vou me esforçar aqui e escrever uma conversa para que você a tenha com sua criança branca", continuou a apresentadora.
"Um bom jeito de explicar o #BlackLivesMatter para crianças: 'Você gosta dessa mulher negra, né? Ela é bobinha? Ela te faz rir? Você ficaria triste se um policial a machucasse, certo? Bem, esse é o país em que vivemos atualmente, em que alguém que você gosta pode ser machucado só por causa da cor da sua pele, e as pessoas no poder não estão fazendo p* nenhuma (você pode substituir isso por porcaria se as suas crianças forem sensíveis)."
"Então eles estão protestando, e os saqueadores... Bom, parte disso é armado como uma distração, algumas pessoas são oportunistas e outras são pessoas que foram oprimidas por tanto tempo que estouram. E os policiais bonzinhos? Não existem policiais bonzinhos, porque se um policial fosse bonzinho ele não assistiria e participaria da violência contra pessoas negras."
A apresentadora prosseguiu: "Se os policiais fossem bonzinhos, eles teriam falado sobre brutalidade policial anos atrás, e talvez feito greves para enviar a mensagem de que são contra. No lugar disso, eles se vestem como o seu boneco G.I. Joe e são bem malvados. Os toques de recolher, os helicópteros, a polícia armada, é tudo porque as pessoas negras pediram para não serem mortas... Só isso. Literalmente não existe outro motivo."
"Agora, uma vez por semana, vamos ler sobre as m* (coisas, para as crianças sensíveis) que acontecem com as pessoas negras e que não são ensinadas nas escolas, como Juneteenth, Wall Street negra, como as pessoas negras influenciaram a maior parte da cultura pop de hoje em dia e não recebem os créditos."
"Se você fizer isso, poste sobre. Poste sobre a história negra que você ensinar ao seu filho branco, para talvez inspirar outro pai branco a fazer o mesmo", diz Nicole. E ela finaliza: "Crie filhos que se importam, e você precisa se importar."
Nos comentários, os seguidores dela aplaudiram a atitude: "Esse não é um trabalho que você precisava ter feito. E muito, muito obrigado por fazer mesmo assim. Eu te adoro de verdade e meu respeito por você está atravessando o teto e queimando um novo buraco na camada de ozônio."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.