Com Marcela Mc Gowan, desafio celebra orgulho LGBT na área médica: vídeo
Um grupo de médicos, entre eles, a ex-BBB Marcela Mc Gowan, que é ginecologista e obstetra, lançou nas redes sociais um desafio que alia representatividade LGBT na área da saúde e a pauta do orgulho de lésbicas, gays, transgêneros, ou seja, das pessoas LGBTQI+, especialmente destacada em junho.
Trocando a cena ao som de "Medicina", de Anitta, os profissionais se apresentam com jaleco e estetoscópio e, depois, com seus parceiros ou parceiras e símbolos da luta do movimento, como bandeiras e camisetas com arco-íris.
Segundo Marcela, que se declara bissexual, o propósito era "reunir neste desafio pessoas gays, lésbicas, bissexuais, pansexuais, mulheres trans e homens trans, todos da área médica, para informar que estamos ocupando todos os espaços. E vamos ocupar cada vez mais".
Nossas conquistas existem graças ao esforço de muita gente que veio antes de nós: pessoas LGBT+ de todas as áreas.
Desafio de médicos no mês do Orgulho LGBT+
O vídeo, idealizado pelo médico Vinicius Borges, o "Doutor Maravilha", é uma forma de gerar representatividade LGBT+ na área da Saúde.
Ele mesmo conta que a medicina é um ambiente "moralista" e que, por essa razão, ser abertamente gay é se colocar em um papel de "super-herói", "Ser um médico abertamente gay em um meio tão moralista como a medicina, cuidando da população LGBT e de pessoas vivendo com HIV/Aids, é ser um aspirante a super-herói. Mas como sou gay, não queria ser o Super Homem. Decidi ser a Mulher Maravilha", contou, em entrevista para Universa.
O desafio também tem a participação do médico Rico Vasconcelos, que tem uma coluna em VivaBem, do UOL, em que se dedica a falar especialmente da vivência de pessoas LGBT+ em seus cuidados de saúde. Ele já escreveu, por exemplo, sobre como a homofobia impacta no acesso à saúde dessa população e como os profissionais de saúde estão despreparados para lidar com demandas específicas do grupo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.