Como Léo Santana e Lore Improta: quando vale dar uma chance ao namoro ioiô?
Desde 2017, o cantor Léo Santana e a dançarina e influencer Lorena Improta mantêm um relacionamento cheio de idas e vindas e, oficialmente, não estão juntos. Mas, na sexta-feira (12), Dia dos Namorados, Léo postou um vídeo no Instagram dançando com Lorena, o suficiente para os fãs pedirem a ambos que confirmem que estão dando uma nova chance ao amor.
Se isso se concretizar, essa seria a quarta vez que Lore e Léo reatam o namoro. O cantor já chegou a declarar, em uma das vezes que voltaram a ficar juntos, que não queria expor a vida pessoal justamente para evitar burburinhos sobre os dois.
Juntos ou não, o fato é que esse tipo de relação que intercala términos e voltas é mais comum do que a gente imagina. É o chamado relacionamento ioiô. E a pergunta que fica é: será que vale insistir em novas tentativas?
Quer voltar? Então tente começar do zero
Para a psicóloga clínica Sabrina Gonzalez*, o que costuma alimentar um relacionamento ioiô é a baixa autoestima dos dois integrantes do casal. "É como se a falta perspectiva de arranjar alguém melhor faça com que os casais se agarrem ao que têm, mesmo quando ninguém está satisfeito", diz.
Se você já pensou bem e decidiu que vale a pena insistir, a melhor estratégia, segundo Sabrina, é mudar de estratégia na tentativa de fazer essa história finalmente dar certo. De acordo com a especialista, o correto é começar o relacionamento do zero, com os dois dispostos a reconhecerem os comportamentos tóxicos que costumam ter e se comprometendo a mudarem isso. Caso contrário, a chance de tudo dar errado novamente é enorme.
Amadurecer é reconhecer e evitar antigos problemas
Em vez de brigar no primeiro confronto que tiverem, tentem usar esse momento para refletir. Ou seja: use as discussões como forma de aprendizado para melhorar de vez a relação com o par. Se mais uma vez decidirem se separar, na ilusão de encontrarem outro amor e uma relação sem dificuldades, vão acabar se frustrando novamente.
Além disso, se os dois não mudarem seu comportamento em relação a aspectos que desagradavam o outro, é questão de tempo para uma nova discussão e término. "O problema não é ter problema, mas sim os mesmos problemas. E é justamente isso: como insistir em um relacionamento assim? Melhor recomeçar do zero e propor uma mudança mútua para dar certo, se não os dois vão fracassar do mesmo jeito que das outras vezes", diz a psicóloga.
*Com informações da matéria Seu namoro é ioiô? 4 dicas para o relacionamento finalmente dar certo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.