"Vai sair como perdedor": Scooby mostra em vídeo treinamento com o filho
Na última sexta-feira, o surfista Pedro Scooby postou em seu canal no YouTube o vídeo "Vencendo o Medo - Ep. 12", no qual leva os filhos para um parque com camas elásticas e outros tipos de brinquedos. Durante o episódio, gravado antes da quarentena, ele mostra o processo de aprendizagem do filho mais velho, Dom, que na época tinha 7 anos, a dar um mortal para trás. Dom é filho de Scooby com a atriz Luana Piovani.
O surfista já havia relatado a cena ao UOL há um mês, quando contou como considera esse dia importante, pois através da experiência do filho, voltou a ganhar confiança para surfar após acidente no mar. Agora colocadas na internet, as cenas geraram críticas ao surfista, que voltou as redes para comentá-las: "Essa é a minha educação".
Logo no início da filmagem disponível no YouTube, pai e filho se desentendem. Dom chora e diz: "Você sempre fala que eu vou me machucar, então eu fico com medo". Pedro pede que ele pare de gritar, respire fundo e e se acalme.
Em seguida são mostradas diversas tentativas do menino para acertar a manobra. Ele chega a conseguir uma vez, mas erra a sequência, mas continua tentando, incentivado pelo pai e procurando seguir suas instruções. Após muitas frustrações, Dom declara que não consegue e pergunta se pode "brincar normal". O pai diz que sim, mas reforça que ele está sendo dominado pelo medo.
"A única coisa que você fala de mim é que eu estou com medo", diz o garoto, irritado. Então o pai relembra o acidente no mar. "O papai foi lá, pegou a onda gigante, quase morreu. Se eu falar que estou com medo, vou deixar me dominar. O ruim é você sair daqui assim, desse jeito que você está, igual a um perdedor". Então Scooby reforça que já sofreu outros acidentes, mas sempre voltou e conseguiu. "Tem que ser assim na vida. Tudo que você fizer na vida tem que ser assim", diz o pai.
Depois, são mostradas diversas tentativas do menino, até que ele consegue melhorar a aterrissagem e o pai comemora.
Ele tem direito a educar os filhos, diz Luana
No Instagram, seguidoras de Luana começaram a questionar a forma como Dom foi tratado. "Pedro não tem medo, não liga para a morte e quer que o menino seja assim com 8 anos de idade? Aff, sem noção", escreveu uma delas.
A atriz respondeu: "Eu conheço o moço com quem tive filhos e nem quis assistir ao vídeo, me fere demais esse jeito dele de enxergar o que pode e o que não pode. Mas não posso mudar o fato de ele ter direito a educar os filhos. Aliás, eu lutei por isso", escreveu.
"Essa é a minha educação", diz o pai
Após a algumas reclamações nas redes, Pedro usou o Instagram para se explicar. "Quero deixar uma coisa clara para vocês: tudo isso na vida do Dom, o sonho dele de ser skatista, é um sonho, uma escolha dele. A minha foi ser surfista profissional. Na vida dele, estou como pai, para apoiar, para dar todo o suporte. Por eu ter vivido uma vida de esporte radical, que é pegar onda gigante, eu tento mostrar para ele a realidade", afirmou.
"É muito bonito as pessoas olharem tudo o que ele faz. Mas se chocam com a realidade quando veem que para ter grandes feitos, a vida exige grandes sacrifícios e superação. Quanto ao medo, eu tentar ensinar ele a superar, não é para o skate só, é para a vida. Independentemente do que escolher, vai ter que aprender a superar os medos. Eu crio filho para o mundo", completou.
Ele defendeu ainda que ensinar ao filho o que ele vê como realidade vai tornar sua vida mais fácil no futuro. "Eu respeito a educação de cada um, essa é a minha educação. Poucas pessoas estão dispostas a passar por grandes sacrifícios para alcançar grandes feitos."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.