Skip care: como funciona o ritual que resolve sua pele em dois passos
Quando as coreanas apresentaram ao mundo seus longos rituais de skincare, a gente gamou —e abriu o coração para uma infinidade de novos tipos de produto que fazem parte da tendência. Mas, aos poucos, diferenças culturais, o peso no bolso e o pouco tempo para encarar 10 passos de manhã e outros 10 à noite foram colocando o processo em xeque.
Na contramão das rotinas repletas de produtos, há um movimento de beleza chamado skip care, que incentiva "pular" parte desses cuidados. Mas aqui o pular não é deixar de fazer, mas simplificar. E o mais interessante: nasceu justamente entre as coreanas. E eis que agora está entre nós. A ideia é reduzir o tempo em frente ao espelho e o número de produtos consumidos e focar no que que é realmente necessário para ter uma pele saudável.
Mas, do ponto de vista da saúde, é possível usar só dois produtos para cuidar diariamente da pele, em uma versão para manhã e outra para noite? Sim, e o segredo para quando acordar está aqui: limpeza com sabonete específico para seu tipo de pele e protetor solar.
"Alguns filtros solares já possuem hidratantes ou substâncias antioxidantes associadas, para hidratação e prevenção do fotoenvelhecimento. Também temos no mercado produtos foto imunoprotetores, ou seja, que são formulados com protetores solares associados a substâncias que ajudam a estimular o sistema de defesa da pele na prevenção ao câncer de pele", diz Joana D'Arc Diniz, dermatologista e diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, do Rio de Janeiro.
Para a noite, a dermatologista indica um produto para limpar e outro para prevenir ou tratar o envelhecimento da pele ou, então, somente para hidratar.
Cola nessa ideia
Na rotina matinal, primeiro é preciso encarar a limpeza. Para isso, basta escolher um sabonete indicado para seu tipo de pele. Depois dela, é preciso usar o filtro solar mesmo se você não for colocar o pé na rua, pois a luz da lâmpada, do computador e até do celular afetam a saúde da sua pele. Além de prevenir o câncer, o produto ajuda consideravelmente no combate ao envelhecimento precoce do rosto.
"A higiene adequada e a proteção são fundamentais para melhorar a qualidade da pele, prevenir o aparecimento de manchas, controlar a oleosidade e inclusive proteger a pele contra doenças graves. Nenhum creme para prevenção de rugas é tão eficaz quanto o uso de protetor solar diário, que deve ser reaplicado pelo menos uma vez ao dia", afirma o dermatologista Franklin Verissimo, de Fortaleza.
E como escolher um para chamar de seu? O pulo do gato é apostar em fatores de proteção altos (acima de FPS 30) e, então, escolher o tipo de textura que combina com sua pele.
"O filtro solar das peles oleosas deve conter veículos mais leves como loções, séruns e géis. A presença de micropartículas de sílica na fórmula ajudam a controlar o brilho ao longo do dia. Já os protetores solares de pele seca devem ser mais cremosos, com agentes de hidratação na fórmula", recomenda a dermatologista Kédima Nassif, de São Paulo.
Como escolho o que usar à noite
No mundo ideal, uma visita anual ao dermatologista é o recomendado, não só para cuidados de skincare mas para observar manchas e mudanças em pintas. Eles também podem receitar uma fórmula com várias substâncias focadas em sua pele e, assim, concentrar etapas em um só produto, deixando a rotina prática e certeira.
É ele também que vai definir se, à noite, sua pele pede só uma hidratação ou se é hora de investir em ingredientes anti-idade. Mas se você quiser escolher nas prateleiras da farmácia, primeira observação: há ativos específicos para peles secas, oleosas e mistas, portanto escolha o veículo usado para ação delas. Esse é um passo importante para não acabar deixando a pele sobrecarregada ou com falta de nutrição.
O hidratante deve ser aplicado tanto na pele seca como oleosa. A diferença? Na oleosa, indicam-se os mais fluidos que tenham água na formulação e, para as secas, os em creme são a melhor pedida.
Depois de escolher a textura do seu produto, vamos para os ativos de tratamento. A dermatologista Joana D'Arc destaca as substâncias preferidas dos médicos especialistas para formulação: "Ácido retinóico, que atua no controle da oleosidade, e ácido glicólico, que deixa a pele mais firme. Contra manchas, vitamina C, que também tem poder hidratante".
Para uma rotina rápida e eficiente
Pele seca
Manhã: sabonete para pele seca + fotoprotetor com hidratante
Noite: sabonete para pele seca + hidratante com antioxidantes
Pele oleosa
Manhã: sabonetes para pele oleosa + fotoprotetor com controladores de oleosidade
Noite: sabonete para pele oleosa + sérum ou gel com substâncias controladoras da oleosidade
Pele mista
Manhã: sabonetes para pele normal + fotoprotetor para peles oleosas
Noite: sabonete para pele normal+ hidratante em gel
Quer mais que hidratação?
Ácido retinóico ou tretinoína: são derivados da vitamina A. Agem no aumento da produção de colágeno e elastina e, por isso, deixam a pele mais firme e podem reduzir rugas. O retinóico ajuda a controlar a produção de queratina nos poros, o que evita o aparecimento de acne. A tretinoína faz uma renovação celular e diminui as irregularidades da superfície da pele.
O ácido hialurônico: um dos principais constituintes da pele, responsável por hidratação e sustentação. Ao longo dos anos, sua concentração no rosto cai e pode ser usado em cremes para aumentar hidratação e firmeza.
O ácido glicólico: em concentrações mais baixas (até 10%), tem ação hidratante e em concentrações mais altas, funciona como esfoliante e renovador celular.
Vitamina C: potente para tratar ou inibir o envelhecimento da pele, também tem ação sobre manchas e pode funcionar como hidratante.
Fonte: Joana D`Arc Diniz, dermatologista e tricologista, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e diretora da Sociedade Brasileira do Cabelo, do Rio de Janeiro
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.