Tie-dye: como usar e onde comprar a tendência que bombou na quarentena
Nas camisetas, nos conjuntos de moletom e até nas unhas e maquiagens, o tie-dye se consagrou como "a" tendência da quarentena no mundo todo —e mostra que, estando todos isolados em suas casas, a força da conexão tem poder de criar padrões de uso mesmo em momentos de pandemia.
Famosas e influenciadoras dos mais variados estilos aderiram à estampa colorida que invadiu nosso feed do Instagram. "Que a moda é cíclica é um fato, e com o tie-dye não foi diferente. Esse estilo de tingimento artesanal foi moda entre os hippies dos anos 60 e 70 e também marcou presença nos anos 90. Mas, desta vez, chegou repaginado e perdeu o perfume retrô para dar espaço a um estilo mais urbano", diz Mariana Moraes, gerente sênior de marketing da C&A.
Destaque nas coleções de verão 2019 de grifes como Prada e Stella McCartney, a tendência começou a se propagar rapidamente no street style e ganhou força nas redes sociais. Por que o distanciamento social inspirou as pessoas a usarem tie-dye?
Nos últimos meses, o tempo extra em casa durante o isolamento social rendeu várias atividades manuais. Entre elas, muita gente se arriscou no faça-você-mesmo que é a alma do tie-dye (que, em inglês significa, literalmente, amarrar e tingir). No Pinterest, as buscas por "tie-dye at home" subiram 462% em abril e a estampa, que podia ser adaptada durante a quarentena, virou hit com o tingimento de camisetas e moletons.
Mariana destaca, que, mesmo em casa, as pessoas querem expressar seu estilo e individualidade por meio da moda. "Além disso, com o distanciamento é natural que todos estejamos mais conectados e presentes nas redes sociais, onde o tie-dye está sendo amplamente difundido", diz ela, explicando ainda porque a marca lançou uma coleção tie-dye em parceria como a cantora Manu Gavassi.
Tie-dye, versão 2020: o que mudou
Fato é que o tie-dye não voltou com a cara hippie dos anos 70. Os tons clarinhos estão entre as atualizações da estampa. "A seleção de cores é um grande diferencial, com uma cartela sempre alinhada às cores da estação. Tons pastel e mais aquarelados, por exemplo, trazem delicadeza para a peça, como é o caso do lilás, uma das nossas principais apostas para este ano", diz Mariana.
"Além disso, usar peças coordenadas com a mesma estampa é uma grande tendência para os adeptos de um visual mais statement, assim como as modelagens oversized e cropped que também fazem muito sucesso, especialmente entre o público jovem", explica.
E o sucesso do tie-dye promete ter vida longa. É uma tendência que deve estar em alta durante o próximo verão. No beachwear, biquínis, maiôs, saídas de praia e acessórios bem coloridos devem fazer sucesso.
Veja opções de peças tie-dye
Como usar
Com tênis, o conjunto de moletom do home office fica prontinho para o street style. Tchau, chinelo com meias!
A dupla top e bermuda biker é a versão verão do agasalho tie-dye.
Nos looks de uma peça só, o vestidão boho dá lugar a uma versão mais urbana, do vestido-camiseta à modelagem reta com mangas longas.
Se o look 100% tie-dye não faz seu estilo, aposte em uma camiseta com a estampa. A combinação com jeans é um jeito básico e certeiro para aderir à tendência.
Só nos detalhes, os acessórios coloridos também são boas pedidas para experimentar looks com a tendência.
Já para as fashionistas, vale se jogar no mix de estampas com o tie-dye.
Esqueça a ideia que esse tipo de estampa não combina com looks mais chiques. Isso depende muito da modelagem das peças e das combinações, como este conjunto amplo ou a mistura com a camisa de cetim e salto.
As peças com estampa de apenas um tom de cor atualizam os looks monocromáticos, dos mais fortes aos mais neutros.
Espiral, marmorizada ou listrada, a estampa tie-dye bem colorida é a cara do verão e do beachwear.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.