Parlamentares da Polônia usam cores do arco-íris em ato contra presidente
Membros da oposição polonesa no parlamento combinaram suas roupas para criar uma bandeira do arco-íris, ontem, em Varsóvia, durante a cerimônia de posse do presidente Andrzej Duda.
O político ultraconservador do PiS (Partido Direito e Justiça) está no poder desde 2015 e foi reeleito em julho. Ele se opõe fortemente aos direitos LGBTQ+.
Os 10 parlamentares da oposição, além de sincronizar as cores das roupas, também usaram máscaras com as cores do arco-íris para mostrar solidariedade à comunidade LGBTQ +.
Na Sejm, que é a câmara baixa do parlamento polonês, os políticos sentaram em fileira para formar a imagem com as cores da bandeira durante a cerimônia.
Durante sua campanha à presidência, Duda chegou a dizer que que lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros "não são pessoas, é uma ideologia".
De acordo com informações da Reuters, a parlamentar Anna Maria Zukowska, que participou do ato, declarou: "Queríamos lembrar ao presidente Andrzej Duda que, na Constituição, há uma garantia de igualdade para todos".
"Não queremos uma situação semelhante em seu próximo mandato, como ocorreu durante sua campanha, quando o presidente desumanizou as pessoas LGBT, negando-lhes o direito de serem pessoas", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.