Fumaça rosa em 2020? Veja inspirações para um chá revelação sem sexismo
Na manhã dessa quarta-feira (12), o DJ Alok e a médica Romana Novais postaram nas redes sociais o anúncio do sexo de seu segundo filho. No vídeo do chá revelação, o casal estoura alguns balões na sacada do apartamento. Mas, em vez da tradicional chuva de papéis, é surpreendido por uma imensa fumaça colorida no prédio vizinho. A cor da fumaça era rosa, indicando que eles serão pais de uma menina.
Meninos usam azul, meninas usam rosa?
Os chás revelação, nos quais os pais revelam para família e para os amigos qual o sexo do bebê que esperam, se tornaram muito populares nos últimos anos — e acabaram por substituir os tradicionais chás de fraldas. Mas as recentes discussões sobre gênero têm feito muita gente questionar o estilo da festa — e há quem considere que não cabe mais reduzir o sexo do filho às cores "azul" e "rosa".
O próprio casal responsável por um dos primeiros vídeos virais, que impulsionaram a popularização deste tipo de evento, hoje em dia já tem uma visão diferente sobre o assunto. Em 2008, os americanos Jenna e Niko Karvunidis usaram um bolo com recheio rosa para revelar o sexo da primeira filha, Bianca. Doze anos depois, a precursora da tendência desaprova a ideia, segundo entrevista ao jornal The Guardian, dizendo que os conceitos de gênero são limitantes. Ano passado, Jenna levantou a questão em post em no Facebook: "Quem liga para o gênero do bebê?". Esse post também teve grande alcance. Na imagem, a filha Bianca usa um blazer azul e calças. "Plot twist! A filha da primeira festa de revelação do mundo é uma garota que usa terninhos!", brincou a mãe.
A weird thing came up on Twitter, so I figured I'd share here. Someone remembered it was me who "invented" the gender...
Publicado por High Gloss And Sauce em Quinta-feira, 25 de julho de 2019
Novas tendências
Para o organizador de eventos Paulo Simões, de São Paulo, a associação das cores azul e rosa aos gêneros já é desconsiderada pelo público em boa parte das decorações de chás revelação. "99% das minhas clientes já vêm com a ideia de fugir do tradicional. Até hoje não fizemos nenhum chá revelação com rosa ou azul". Segundo o profissional, a paleta de cores tem mudado bastante, com apostas nos verdes, roxos, tons de salmão e dourados.
Isso não quer dizer que a associação de cores com gêneros tenha acabado, afinal, para que a "surpresa" dê certo, é preciso utilizar dois indicadores possíveis. "A mentalidade das pessoas está mudando sobre as cores, porém, o gênero sempre acaba associado a uma cor, independente de qual seja", diz.
Inspirações para chá revelação sem usar rosa e azul:
Com a decoração de ursinhos e cores nos tons terrosos, o ambiente fica mais natural e sofisticado.
A brincadeira da temática de abelha é um trocadilho com o nome do animal em inglês, 'bee', incitando a questão "what will it bee?" ("o que será?", em tradução livre). Uma ideia divertida e bem diferente.
Outra alternativa com o mesmo tema de abelhas é apostar em uma decoração mais elegante, firmada entre tons metálicos, como prata e dourado.
Fã dos tons pastéis? Uma decoração mais cândida, além de bem infantil e delicada, não se limita às "cores indicadas" por gênero.
Nesta opção, todos os detalhes remetem à grande dúvida, como um jogo. As cores escolhidas foram o verde e roxo, que criam um contraste delicado e bem moderno.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.