Hortelã refresca a mente e jasmim melhora humor: o poder de chás e infusões

Quentes ou frios, os chás fazem parte da mesa de muitas pessoas — mesmo que o inverno não dê as caras. Além de hidratar e beneficiar o corpo físico, a bebida age nos âmbitos mental, emocional e energético.

"Criamos uma ligação divina com as plantas porque elas são elementos vivos, capazes de restabelecer nossa saúde, mudar nosso corpo astral, nossa aura e nos trazer um bem-estar incrível", afirma a sensitiva Márcia Fernandes.

Mas, antes de falar sobre a ação do líquido à xícara, é preciso fazer um esclarecimento: existe diferença entre infusão e chá. Chá é a bebida extraída de uma planta chamada Camellia sinensis. Dependendo da parte que é utilizada, do processamento e do grau de oxidação, apresenta variações dessa bebida. O chá branco, o chá verde, o chá amarelo, o chá escuro, o oolong e o chá preto vêm todos da mesma planta, mas recebem diferentes processamentos.

A infusão, por sua vez, consiste no ato de derramar a água quente sobre as ervas, frutas ou flores e deixar por alguns minutos. Para ser fácil de lembrar, aquelas misturinhas (blends) herbais são infusões, como a camomila, a hortelã e muitas outras.

Ou seja, terminologicamente falando, não existe chá de camomila, já que não deriva da Camellia sinensis. Porém, o chá é muito mais que bebida. Sem se prender ao conceito terminológico, o que vale é entender que o momento do chá é tão mágico e especial que os benefícios para corpo, alma e coração são superiores a qualquer formalidade.

A seguir, veja os benefícios de alguns chás,

Alecrim: purifica o campo energético, protege contra males, proporciona saúde mental e potencializa a concentração. Ainda aumenta a autoestima e o padrão vibratório, melhorando o humor.

Boldo: promove harmonia espiritual e transmuta a paz interior.

Camomila: proporcional bem-estar mental e espiritual, pois ameniza a ansiedade. Melhora o humor e traz ânimo e entusiasmo. Favorece a consciência e a confiança. A cor amarela da infusão vibra na prosperidade. Ainda equilibra emoções, eliminando mágoas.

Continua após a publicidade

Capim-limão: auxilia na comunicação e no relaxamento consciente. Ajuda a não procrastinar e a ter mais claros os propósitos e objetivos de vida. Misturado com lavanda, reduz o estresse.

Carqueja: como está associada ao poder oculto, purifica sentimentos, pensamentos, emoções passadas e o campo espiritual.

Chá branco: mais delicado dos chás, alinha e traz clareza aos pensamentos.

Chá verde: em um olhar mais holístico, ajuda a fortalecer a proteção energética.

Erva-doce: estimulado bom relacionamento, atrai energia da alegria, coragem, força, paz interior e harmonia. Ameniza conflitos, traz proteção espiritual e serenidade.

Gengibre: facilita a lidar com frustrações e raivas. Impulsiona a tomada de iniciativa e equilibra atitudes.

Continua após a publicidade

Hibisco: ajuda nos processos de perdão, resgata o lado feminino e sua cura.

Hortelã: ativa a elevação espiritual e incentiva a criatividade, por deixar a mente "mais fresca". O aroma afasta más energias, promove a abertura de caminhos, protege contra desânimo e melhora a comunicação.

Jasmim: reduz a ansiedade e estimula o bom humor.

Lavanda: traz leveza e eleva a espiritualidade. Aumenta a compreensão sobre os processos que passamos. Ativa a intuição e evita que a pessoa seja "esponja" de energias externas.

Maracujá: fortalece laços de amizade.

Melissa: proporciona clareza e a consciência sobre a importância do equilíbrio. Ajuda a lidar com relações mal resolvidas e a processar términos com mais leveza.

Continua após a publicidade

Fontes: Márcia Fernandes, astróloga; e Taty Barbosa, tea sommelière & tea blender.

*Com matéria publicada em 16/08/2020

Deixe seu comentário

Só para assinantes