Campanha do governo federal incentiva participação de mulheres nas eleições
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos irá lançar amanhã a campanha "Mais Mulheres na Política", que tem como objetivo garantir que ao menos uma vereadora seja eleita em cada um dos 5.570 municípios brasileiros.
A iniciativa da SNPM (Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres) irá disponibilizar vídeos, cartilhas, lives com especialistas e aulas virtuais com conteúdo sobre as eleições. Além disso, às candidatas terão auxílio em casos de denúncias de violência política.
Segundo a ministra Damares Alves, a ação irá permitir o protagonismo feminino na disputa eleitoral. "Os dados nos mostram o quanto as mulheres ainda estão afastadas dos processos decisórios no país. A campanha irá dar as ferramentas necessárias para que as mulheres participem mais e conquistem mais."
Nas últimas eleições municipais, em 2016, o eleitorado feminino representou 52,5% do total, porém, aproximadamente 1,3 mil municípios não elegeram nenhuma vereadora. No mesmo pleito, aproximadamente 8 mil mulheres foram eleitas para as câmaras municipais.
Para o poder executivo, somente 636 prefeitas foram eleitas, representando apenas 11,6% das prefeituras do país, segundo dados do Cadastro Eleitoral. A maioria desses municípios são os que possuem menor densidade populacional e menor renda per capita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.