Topo

Jeanette Epps será primeira mulher negra a embarcar para Estação Espacial

Jeanette Epps, astronauta da Nasa, será a primeira mulher negra a participar de uma missão na Estação Espacial Internacional - Divulgação/Nasa
Jeanette Epps, astronauta da Nasa, será a primeira mulher negra a participar de uma missão na Estação Espacial Internacional Imagem: Divulgação/Nasa

De Universa, em São Paulo

27/08/2020 20h17

Jeanette Epps, astronauta da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), irá se tornar a primeira mulher negra a participar de uma missão na ISS (Estação Espacial Internacional). Ela irá se juntar à Sunita Williams e Josh Cassada na missão Boeing Starline-1, que tem previsão de partida em 2021.

A expedição, que irá durar seis meses, também será o primeiro voo tripulado da espaçonave CST-100 da Boeing para Estação Espacial. A viagem faz parte do Programa de Tripulação Comercial da Nasa, que está trabalhando com a industria aeroespacial norte-americana à medida que as empresas desenvolvem tecnologias para transportar tripulações à órbita da Terra.

Epps se formou em Física pelo LeMoyne College, em Syracuse, Nova York, sua cidade natal, em 1992. Se tornou mestre em Ciências em 1994 e doutora em Engenharia Aeroespacial em 2000, ambos pela Universidade de Maryland.

Enquanto concluía o doutorado, Epps se tornou bolsista do programa da Nasa de projetos de pesquisas, escrevendo artigos para jornais e conferências. Após concluir a pós-graduação, passou a trabalhar em um laboratório de pesquisas por mais de dois anos, sendo coautora de várias patentes.

Após isso, foi recrutada para a CIA (Agência Central de Inteligência) e passou sete anos como oficial de inteligência técnica. Em 2009, foi selecionada como membro da classe de astronautas.

A viagem de Epps para a ISS deveria ter acontecido em 2018, com o foguete russo Soyuz. Porém, alguns meses antes do lançamento, a Nasa a substituiu por Serena Auñon-Chancellor.