Topo

Rafa Kalimann dispensa rótulo de 'fada sensata': 'Não somos robôs'

Rafa Kalimann lançou recentemente sua marca, a BYRK - Reprodução/Instagram
Rafa Kalimann lançou recentemente sua marca, a BYRK Imagem: Reprodução/Instagram

Marina Marini

De Universa, em São Paulo

26/09/2020 04h00

Dona da BYRK, a ex-BBB e agora empresária Rafa Kalimann se vê como uma mulher determinada, sonhadora e disse que não acredita em "fadas sensatas". Ela contou para Universa como é lidar com as redes sociais e empreender, já que não imaginava que criar uma marca de roupas seria tão difícil.

"A gente sabe que isso não existe. Nós todos somos seres humanos e não é porque nós somos figuras públicas que a gente não erra, que a gente não tem que aprender. Não existe a perfeição", considerou Rafa.

"Não somos robôs, temos sentimentos. É muito louco isso, eu não consigo imaginar alguém que não sofra com esses ataques, porque me dói. Porém, eu tento não absorver, e esse é um trabalho diário. As pessoas precisam entender que dói, e que às vezes o que a gente comenta ali na internet precisa ser usado e falado da mesma maneira que seria se você estivesse pessoalmente com aquela pessoa, olho no olho", completou.

Consciente de que pode errar tanto como influenciadora digital, quanto como empreendedora, ela se definiu nessa nova fase da carreira.

Determinada, muito pé no chão, focada, exigente com detalhes. Mas, ao mesmo tempo, muito sonhadora. Eu não sou ansiosa, sou aquela pessoa que sabe o tempo de cada coisa. Eu quero que as coisas saiam com capricho, não vou falar perfeição porque é impossível, ninguém consegue fazer nada perfeito. Mas com capricho."

Amizade que virou negócio

Apesar de ser a cara da marca, a influenciadora e ex-BBB não está sozinha nessa missão. Rafa divide o projeto com a amiga Nayara Marra e se orgulha de contar que a parceria sempre esteve presente na história das duas, que tem mais de 15 anos.

Foi por esse motivo que elas escolheram criar uma aba no e-commerce dedicada à sororidade.

amizade - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Rafa Kalimann e Nayara Marra são amigas há mais de 15 anos
Imagem: Reprodução / Instagram

"A junção da nossa amizade e de como foi linda a nossa trajetória é muito baseada na sororidade, no olhar de uma para a outra, no apoio de uma para a outra e também nessa questão de empoderar. A gente quis muito trazer isso para a marca, sabe? Como que a gente pode fazer para que essas mulheres se sintam bem com elas mesmas. Por serem características da marca, a gente quis deixar isso no site bem claro", afirmou.

Esse incentivo fez surgir também uma expectativa de um público que as donas da BYRK não esperavam. Rafa contou que, desde o lançamento, tem recebido muitos pedidos para aumentar a grade de tamanho das peças nas próximas coleções.

A primeira coleção traz 36 peças, todas com nomes femininos, dos tamanhos PP ao GG. A influenciadora não soube dizer quando será lançada a próxima grande coleção da marca, mas garantiu que até lá serão lançadas coleções cápsulas. Além disso, ela também pensa em abrir lojas físicas quando a pandemia do novo coronavírus passar.

"Até pelo momento que a gente está vivendo, acho que é um pouco arriscado a gente começar a dar esse passo. É melhor esperar, entender, identificar esse público, porque a marca está muito no começo, ela é um neném", considerou.

Relação com as redes sociais

Depois que saiu do Big Brother Brasil 20, Rafa Kalimann se sentiu na obrigação de retribuir o carinho dos fãs que a ajudaram a chegar ao segundo lugar do reality show da Globo.

Eu saí da casa e quis abraçar o mundo!"

Instagram, Twitter, YouTube, TikTok... Ela está presente em todas as redes sociais e conta que é difícil se dividir entre todos os projetos atuais, mas que acaba levando essa troca como um hobby.

"Eu vi que eu não consigo ser tão presente assim, calma aí, segura a onda! Mas eu gosto. Tem um lado muito gostoso que acaba sendo leve e no dia a dia a gente vai vivendo, fazendo e gerando conteúdos. Mas é difícil comandar tudo isso, até porque sou eu sozinha que faço", disse.

Se descobrindo como atriz

Das redes sociais para o vice-campeonato no BBB 20, Rafa foi contratada pela TV Globo. E mergulhou de cabeça na ideia da emissora de desenvolver seu dom artístico.

"A Rafa atriz é meio doida, eu acho. Ao mesmo tempo que está sendo tão difícil, está sendo bom. Eu estou crescendo tanto como ser humano, porque acho que quando a gente se abre ao teatro, a gente fica nua da gente mesma, para se abrir para o novo olhar, para uma forma diferente de ver tudo", contou.

Apesar de ainda não ter nenhum papel à vista, a mais nova atriz do pedaço contou que quer sentir e dar orgulho às pessoas.

"Acho que está sendo o meu primeiro trabalho que eu estou fazendo por mim, antes de mais nada. Eu miro em fazer um bom papel, um bom trabalho, entregar com excelência", avaliou.

Rafa Kalimann tem 17,4 milhões de seguidores no Instagram, 8,9 milhões no TikTok, 1,9 milhão no Twitter e 850 mil no YouTube e por isso sente a responsabilidade nos novos projetos.

"Quero orgulhar as pessoas que apostaram em mim também", concluiu.