Revisão de padrões e cuidado nos negócios: as lições de Mercúrio retrógrado
Mercúrio retrógrado "tá on". O período mais famigerado do calendário astrológico ocorre pela terceira e última vez neste ano tão atípico, pedindo calma e cautela nos assuntos que envolvam os negócios e a comunicação. Mas não é nada que um pouco de atenção extra não resolva, viu?
A retrogradação, na verdade, corresponde à desaceleração de um planeta, criando-se a falsa sensação de que está se movimentando no sentido contrário. "É quando o planeta fica mais perto da Terra, embaçando a nossa visão", resume o astrólogo Ricardo Hida.
De acordo com o especialista, trata-se, também, de um momento muito importante para rever posições, ações e crenças, além de consertar o que precisa ser corrigido.
"Ao contrário do que muita gente pensa, não é hora de parar, mas de seguir com calma. É como descer a serra com neblina: a velocidade precisa ser reduzida, mas o carro nunca deve parar", compara.
Quando a retrogradação envolve Mercúrio, o planeta da comunicação, das transações comerciais e das viagens, é preciso estar mais atento à forma como se comunica e às negociações como um todo. Recomenda-se, ainda, rever o mindset e redobrar o cuidado com pequenos deslocamentos e viagens a negócios.
A seguir, Ricardo Hida lista atitudes importantes a serem adotadas até 3 de novembro, quando ocorre o fim da retrogradação.
6 cuidados essenciais no Mercúrio retrógrado
1. Leia e releia o que redige
Em tempos de Mercúrio retrógrado, é muito fácil a comunicação ser mais truncada e o raciocínio, mais bagunçado. Por isso, vale ler e reler e-mails, relatórios e documentos redigidos, tantas vezes quanto forem necessárias. Certifique-se de que as informações estão claras, organizadas e de forma objetiva e se não há erros de ortografia.
2. Revise documentos
"Retrogradação é o momento do 're': rever, reavaliar, refazer", cita Ricardo Hida. Os cerca de 25 dias que coincidem com o período pedem uma revisão mais atenta em documentos e contratos, antes de assinar qualquer coisa. Se necessário, vale até recorrer a outras pessoas da equipe para uma releitura adicional.
3. Confirme compromissos
Certifique-se duas (ou até mais) vezes os horários e as datas dos compromissos. Os problemas de agenda são mais comuns do que se imagina durante Mercúrio retrógrado. "Lapsos de memórias podem ficar mais frequentes, dependendo das tensões com a Lua", avisa Ricardo.
4. Evite fechar negócios
Podendo esperar até depois de 3 de novembro, quando acaba a retrogradação de Mercúrio, evite fazer grandes transações comerciais, sejam compras ou vendas. "E, se fizer, triplique a atenção, revisando todas as condições com muito cuidado", recomenda o astrólogo.
Isso porque Mercúrio é o planeta que fala das trocas e do comércio. Além do mais, há chances extras de enganos e fraudes, quando mal aspectado com Netuno.
5. Reveja e mude processos
Mercúrio retrógrado também é excelente momento para rever hábitos e padrões que já pediam uma nova roupagem. Aproveite e analise o que precisa ganhar o upgrade, colocando em prática loguinho. "Um planeta retrógrado é a lembrança de que nada é definitivo e que tudo pode ser corrigido", comenta Ricardo.
6. Revise veículos
Como Mercúrio retrógado tem tudo a ver com viagens, é um momento excelente para revisão de carros, não só por conta dos trânsitos rodoviários, mas também deslocamentos pequenos dentro das cidades. Vale tanto para veículos particulares como das empresas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.