Evento DIA V, de Universa, discute saúde e sexualidade femininas
Nos próximos dias 22 e 23 de outubro, Universa apresenta o evento Dia V, uma série de painéis sobre saúde e sexualidade femininas. Realizado em ambiente 100% digital, o Dia V, que tem o patrocínio de Bayer, reunirá 18 mulheres, de diversas especialidades, para debater ciclos femininos, autoconhecimento íntimo, autonomia e liberdade sexual e anormalidades que demandam avaliações médicas, mas que nem sempre são encaradas como problema.
"Precisamos falar mais e com maior naturalidade sobre o corpo feminino. As mulheres em geral ainda sentem muito constrangimento para abordar certas questões e em alguns aspectos, terceirizam seu bem-estar e seu prazer", diz Bárbara dos Anjos Lima, editora de Universa.
Menstruação, menopausa e sexo
A programação é aberta com uma conversa sobre ciclos, com o painel "Segredo, solidão, tabu: da menarca a menopausa". Menstruação é, ainda hoje, um assunto cercado de preconceitos. Meninas muito jovens sentem vergonha quando ela vem pela primeira vez, mães e pais não sabem como e quando abordar. E depois, quando como mulheres maduras encaram o declínio natural dos hormônios reprodutivos, chega a menopausa e novos constrangimentos. Com mediação da jornalista Lia Rizzo, a mesa virtual terá participação de Mc Soffia e sua mãe e empresária, Kamilah Pimentel, a terapeuta menstrual Taciana Fortunati e a ginecologista e obstetra Isabela Correia.
Na sequência, Mayumi Sato, CMO da Sexlog e colunista do UOL, conduz o painel "Sexo, autonomia e escolhas: onde começa ou deveria começar a liberdade". Um tema fundamental, conforme Ana Canosa, terapeuta sexual e uma das debatedoras: "as mulheres estão muito mais desejantes, buscando se conhecer e questionando a qualidade das suas relações sexuais". Também participam do papo, Ana Gehring, fisioterapeuta pélvica e criadora do perfil Vagina Sem Neura e Yasmine Sterea, empreendedora social e CEO do Free Free.
No segundo dia, o primeiro diálogo é em torno de ginecologia natural e a importância de se conhecer do próprio corpo, no painel "A era do autocuidado íntimo: um papo sobre autoconhecimento e minimalismo". A mesa virtual tem mediação de Camila Brandalise, repórter de Universa, e participação Andrea Menezes, ginecologista e obstetra, Isabel Dias, autora de "32: Um homem para cada ano que passei com você" e Laura Della Negra, fisioterapeuta especializada em assoalho pélvico.
Para encerrar o Dia V, Bárbara dos Anjos Lima conduz o painel "Ser mulher dói? Não é normal se sentir mal!", conversa para conscientizar e acolher mulheres que sofrem com sangramento uterino anormal ou fluxo menstrual excessivo. Participam do debate, a médica e gerente de saúde feminina da Bayer, Thays Emy Ushikusa, a vice-presidente da ONG Crônicos do Dia a Dia, Bruna Rocha, e a CEO do Plano Feminino, Viviane Duarte. Bruna e Viviane são, ao lado do time da Bayer, co-criadoras do projeto SUA Não é Normal.
Os painéis serão transmitidos pela home do UOL e pelos canais do UOL e de Universa no Youtube, Facebook e Twitter, a partir das 10h. A íntegra das conversas e os principais destaques de cada dia podem ser acompanhados nas redes sociais de Universa. Confira abaixo a grade completa do festival e se programe!
:: DIA V, UNIVERSA ::
Quinta-feira (22), 10h
"Segredo, solidão, tabu: da menarca a menopausa"
Mediação: Lia Rizzo, jornalista e curadora do Festival Dia V
Participações: Mc Soffia
Kamilah Pimentel, mãe e empresária de Mc Soffia
Isabela Correia, ginecologista e obstetra
Taciana Fortunati, terapeuta menstrual
11h
"Sexo, autonomia e escolhas: onde começa ou deveria começar a liberdade"
Mediação: Mayumi Sato, CMO da Sexlog e colunista do UOL
Participações: Ana Canosa, terapeuta e educadora sexual
Ana Gehring, fisioterapeuta pélvica e criadora do perfil Vagina sem Neura
Yasmine Sterea, empreendedora social e CEO do Free Free
Sexta-feira (23), 10h
"A era do autocuidado íntimo: um papo sobre autoconhecimento e minimalismo"
Mediação: Camila Brandalise, repórter de Universa
Andrea Menezes, ginecologista e obstetra
Isabel Dias, escritora
Laura Della Negra, fisioterapeuta especializada em assoalho pélvico
11h
"Ser mulher dói? Não é normal se sentir mal!"
Mediação: Bárbara dos Anjos Lima, editora de Universa
Participações: Bruna Rocha, vice-presidente da ONG CDD
Thais Emy Ushikusa, ginecologista e gerente médica de saúde feminina da Bayer
Vivi Duarte, CEO da Plano Feminino
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.