Tudo combinandinho: como usar tom sobre tom em looks de uma cor só
Um dos truques mais fáceis para parecer elegante em qualquer ocasião é apostar em um look monocromático, vestindo peças da mesma cor da cabeça aos pés. Essa referência não é nova mas, assim como o color block, parece nunca cansar. Enquanto algumas mulheres adotam um estilo básico dentro desta referência, outras transformam o que seria um look simples em algo mais sofisticado, chique e com personalidade. Mas como?
Apostando em diversos tons da mesma cor. Ou, como os franceses costumam dizer, uma produção "ton sur ton". Ao contrário dos looks monocromáticos clássicos, onde roupas e acessórios na mesma cor criam um outfit clean e minimalista, o tom sobre tom confere aquela repaginada no visual para looks modernos e elegantes ao mesmo tempo.
"Nesse tipo de composição, é possível variar na profundidade das cores, ou seja, brincar com claro e escuro. Isso também vale para a intensidade. As duas combinações são cheias de requinte e refletem a criatividade de quem usa", sugere Milena dos Santos, consultora de estilo e professora da Uniderp.
Quando a combinação de cores é bem-feita, acredite, o resultado final faz a roupa parecer muito mais refinada do que realmente é. Para isso, nem é preciso ser expert no círculo cromático: existem dicas bem práticas que podem auxiliar na composição de looks ton sur ton.
Um deles é misturar diferentes padrões e acabamentos de uma mesma paleta de cores. Se ficou difícil de imaginar, o stylist Thiago Barcellos dá uma ajudinha: "Por exemplo, um vestido coral em um tom de rosa mais claro coordenado com uma bolsa clutch em tom mais escuro. Podemos até mesmo combinar a bolsa com a sandália no mesmo tom".
Como usar
Abuse das texturas
Uma das formas mais simples de usar mais de um tom da mesma cor na produção é apostar nas texturas diferentes. Isso vale tanto para o mix de tecidos quanto para peças de estilos aparentemente opostos. Misture roupas com elementos distintos para deixar o visual ainda mais interessante.
Aposte nos contrastes
Da mesma forma surgem os contrastes - peças com volume, como mangas bufantes, combinadas com outras mais sequinhas, roupas claras ou escuras. "Como stylist, prefiro usar o tom mais escuro embaixo, que é a parte do corpo que normalmente tem mais volume. E deixar um tom claro na parte de cima do visual. Você vai trazer mais leveza para a parte superior", recomenda Thiago Barcellos.
Candy color também pode
Os tons pasteis que lembram doces seguem em alta mais uma temporada e prometem fazer sucesso também no Verão 2021. Para inovar em looks com essas cores leves não tem segredo: basta eleger duas nuances clarinhas dentro do mesmo espectro de cor. Seja neo mint, amarelo, lavanda, rosinha claro ou azul que conferem aquela suavidade extra à produção.
Tons de nude
Usar tons de bege e não parecer sem graça pode não ser uma tarefa fácil. Para não errar a mão, o macete é apostar em tons neutros diferentes para não deixar a produção insossa ou com cara de segunda pele.
Cores quentes
Mesclar cores quentes garante aquele visual que é a cara do verão, que irradia energia. Estas tonalidades magnéticas refletem a personalidade forte de que usa. Para equilibrar o visual, Milena dos Santos sugere arrematar a produção com sapatos de cores neutras, como nude, preto, branco ou ainda na mesma cor utilizada no look.
Um pouco de estampa
Brincar com cores e estampas que se coordenam entre si funciona bem em uma proposta de look tom sobre tom. Além de ficar muito estilosas, as padronagens servem também como ponto de partida para "quebrar" as produções de uma cor só, trazendo equilíbrio na dose certa para inovar com estilo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.