SPFW será virtual e projetará desfiles pela cidade; conheça a programação
A São Paulo Fashion Week completa 25 anos neste ano, mas terá que celebrar a data de uma forma bem diferente, por conta da pandemia de coronavírus. O evento, acontecerá entre os dias 4 e 8 de novembro, de forma totalmente virtual. As datas do evento já haviam sido antecipadas a Universa pelo idealizador e diretor criativo da SPFW, Paulo Borges.
Em entrevista para a imprensa na tarde de hoje, Paulo Borges confirmou a data e anunciou que o evento prevê projetar os desfiles e imagens históricas do evento por diversas regiões da capital paulista.
Duas empenas na região central vão receber projeções de imagens históricas de desfiles feitos durante a semana de moda ao longo desses 25 anos. A primeira delas será no prédio do bar Riviera, na esquina da avenida Paulista com a Consolação, e a outra empena será no cruzamento entre o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, e a alameda Nothmann, na região central de São Paulo.
Segundo a organização, um triciclo e um caminhão também vão percorrer ruas e ciclovias com imagens.
"Diferente do que acontecem em Paris, Londres, Milão, em que cada um faz o desfile onde quer, em diferentes pontos da cidade, a São Paulo Fashion Week sempre criou essa casa para reunir pessoas, assistir todo mundo junto. Mas não dá para reunir pessoas agora, então vamos fazer digital."
Segundo Borges, a SPFW conta com um acervo de mais de 500 horas de vídeo e 500 mil fotos, usadas para criar a retrospectiva, que a organização prefere chamar de "perspectiva".
A edição tem como slogan "Juntos pelas pessoas, pela criatividade, pela moda, criando já o futuro que queremos" e terá como curadores o artista plástico Felipe Morozini, o fotógrafo Marcelo Soubhia, o documentarista Richard Luiz, e o artista visual Alexis Anastasiou.
A abertura do evento acontecerá no dia 4 de novembro na praça do Anhangabaú, na região central da capital paulista. Haverá um espetáculo que envolverá um balé de 20 drones sincronizados, o chafariz central da praça e dança.
"A ideia é abrir o evento para a cidade toda. Ele deixa de ser em um espaço único e passa a acontecer na rua. Nossa rua é muito rica, mas acho que essa energia da rua vai voltar. E a moda é uma energia da moda", diz o artista visual Alexis Anastasiou.
Ao longo dos dias, o centro histórico de São Paulo receberá projeções específicas, enquanto imagens do evento também percorrerão outros pontos da cidade.
SPFW estreia 6 marcas
Participam pela primeira vez do evento, nesta edição, seis novas marcas: Renata Buzzo, Martins, Freiheit, Irrita, ALG, a nova marca de Alexandre Herchcovitch e Rita, da estilista Rita Comparato.
A São Paulo Fashion Week terá 34 desfiles ao longo dos cinco dias de evento, entre eles de criadores veteranos, como Amir Slama, João Pimenta, Lino Vilaventura e Gloria Coelho.
Conheça a programação
QUARTA, 4/11
- 14h: FERNANDA YAMAMOTO
- 15h: VICTOR HUGO MATTOS
- 16h30: IRRITA
- 18h: ISABELA CAPETO
- 19h30: ÁLG
- 20h: CELEBRAÇÃO #SPFW25ANOS
- 21h30: LENNY NIEMEYER
QUINTA, 5/11
- 14h: KORSHI 01
- 16h: PONTO FIRME
- 18h: A.NIEMEYER
- 19h30: ALEXANDRE HERCHCOVITCH, 50 ANOS, ESTILISTA
- 20h30: AMIR SLAMA
- 21h30: ANOTHER PLACE
SEXTA, 6/11
- 14h: LUCAS LEÃO
- 15h: LED
- 16h: MISCI
- 18h: RENATA BUZZO
- 19h30: JULIANA JABOUR
- 20h30: HANDRED
- 21h30: JOÃO PIMENTA
- 14h: MARTINS
- 15h: CACETE
- 16h30: MODEM
- 18h: ÃO 1
- 9h30: AMAPÔ
- 20h30: FREIHEIT
- 21h30: LINO VILLAVENTURA
DOMINGO, 8/11
- 14h: GLORIA COELHO
- 15h30: APARTAMENTO 03
- 17h: ALUF
- 18h30 ANGELA BRITO
- 19h30: NERIAGE
- 20h30: ISAAC SILVA
- 21h30: RONALDO FRAGA
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.