Joe Biden quer nomear uma mulher para chefiar o Pentágono pela primeira vez
O presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden deve nomear Michele Flournoy como chefe do Pentágono, o que seria a primeira vez que uma mulher ocuparia o cargo.
Flournoy é veterana politicamente moderada do Pentágono, que já atuou como conselheira sênior de defesa nos governos de Bill Clinton e Barack Obama. Ela também era a escolha esperada de Hillary Clinton se tivesse vencido a eleição de 2016.
Com anos de experiência no Departamento de Defesa, Flournoy é considerada pelas autoridades americanas a primeira escolha para o cargo. Se o Senado dos EUA confirmar sua nomeação, isso encerrará um período tumultuado da gestão do presidente Donald Trump, que viu cinco homens ocuparem o cargo nos últimos quatro anos.
O último secretário de defesa a deixar o Pentágono foi Mark Esper, demitido abruptamente na segunda-feira (9) depois de discordar do presidente sobre várias questões, incluindo o uso da força contra manifestantes civis.
Sua demissão foi parte de uma grande remodelação instigada por Trump, que ocupou cargos de defesa sênior com partidários, incluindo um general de brigadeiro aposentado do Exército dos EUA que anteriormente chamava o ex-presidente Barack Obama de "líder terrorista".
A medida alarmou as autoridades do Pentágono, que a consideraram "assustadora" e "muito perturbadora".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.