Maria Beltrão ensina na TV como reagir ao mansplaining: "Tecla SAP em mim?"
A apresentadora da GloboNews Maria Beltrão explicitou, durante a transmissão ao vivo do programa Estúdio I na tarde desta terça, uma clássica cena de mansplaining, termo em inglês usado para exemplificar quando um colega homem tenta explicar ou esclarecer algo que a mulher a seu lado já sabe. "Você não acha que está colocando a tecla SAP em mim", perguntou sutilmente Maria a Otávio Guedes, seu colega de bancada.
O assunto em discussão era o encontro virtual ocorrido entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente chinês, Xi Jinping, na Cúpula dos Brics. Depois da manifestação de Maria, Otávio assumiu a palavra. Quando terminou, ouviu o questionamento da apresentadora, feito de modo sutil e bem-humorado. Ao ouvir a resposta negativa de Otávio, ela ainda insistiu, sorrindo: "Eu achei que sim".
Nas redes sociais, a delicada chamada de atenção de Maria Beltrão repercutiu:
Explicar a uma mulher o que ela já sabe: mansplaining
É quando um homem insiste em explicar algo óbvio a uma mulher, normalmente de forma didática, como se ela não fosse capaz de entender. Implicitamente, a intenção do mansplaining é desmerecer a inteligência e subestimar a capacidade das feminina.
Interromper a sua fala: manterrupting
Muitas vezes associado ao mansplaining, o manterrupting é uma expressão utilizada quando um homem interrompe uma mulher tentando mostrar que seu raciocínio é equivocado. O comportamento é comum em momentos de debate que envolvem homens e mulheres, como em debates eleitorais, reuniões de trabalho e até mesmo em conversas com amigos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.