"Mamãe, o que é sexo?" Veja como responder perguntas como essa
Por volta dos 3 anos, a criança começa a entrar em sua fase genital e é bem comum que comece a explorar seus genitais, por exemplo. Por volta dos 7 anos, a curiosidade se volta para o mundo ao redor: como nascem os bebês? O que é sexo?
Nesse momento, é preciso agir com naturalidade, não mentir e responder sempre: mas apenas o que a criança estiver perguntando. Essas são algumas das dicas da sexóloga Ana Canosa no episódio de estreia da sexta temporada do podcast Sexoterapia. Se seu filho quiser saber o que é sexo, por exemplo, basta dizer que é uma coisa gostosa que só os adultos fazem. "Se isso satisfizer a curiosidade dele, não precisa falar mais nada, nem retomar o assunto", diz ela (veja conversa completa no vídeo abaixo).
A curiosidade da criança é progressiva. "A ficha vai caindo aos poucos. No começo, elas ficam satisfeitas com uma resposta simples. Depois, vão querendo saber mais", diz Ana. "Precisamos nos lembrar que a criança não tem a dimensão erótica dos adultos, então talvez o assunto seja muito mais constrangedor para você do que para ela."
No entanto, também é comum que crianças nessa faixa etária sintam muito nojo e não entendam como sexo pode ser algo prazeroso. "Se seu filho disser que acha sexo nojento, responda que não é, que é gostoso, mas que ele vai entender isso quando for mais velho, e que agora não precisa se preocupar com isso", diz Ana. Também é importante reforçar que sexo é algo que só os adultos fazem.
Para saber mais:
- Livros: "Mamãe o que é sexo?", Lilian Macri; "Pipo e Fifi- prevenção de violência sexual na infância", Carolina Arcari e Isabela Santos
- Site: Pipo e Fifi (https://www.pipoefifi.org.br), Lena Vilela (https://www.lenavilela.com.br)
- Filme: Billy Eliot (2000)
- Revista: Dossiê Superinteressante: "Como explicar o mundo para as crianças"
Acompanhe o Sexoterapia
Infância é o tema do primeiro episódio da sexta temporada do podcast Sexoterapia, que vai falar sobre a sexualidade nas diferentes fases da vida.
Nesse episódio, as apresentadoras Marina Bessa, jornalista, e Ana Canosa, sexóloga, recebem a escritora e podcaster Tati Bernardi.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Sexoterapia, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube —neste último, também em vídeo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.