Ano-novo chinês é hoje: boi de metal rege ciclo e simboliza superação
Na tradição chinesa, o ano novo só acontece agora, em 12 de fevereiro. Até 31 de janeiro de 2022, o boi será o animal regente, associado ao elemento metal e à polaridade yin. O momento é de conquistas, da construção à consolidação dos projetos pessoais. Mas será preciso muito empenho para alcançar os objetivos.
"O animal exerce influência em nossas vidas e o boi de metal simboliza a disciplina, a lealdade e superação", descreve Brendan Orin, astrólogo do Astrocentro. Isso significa que, para alcançar qualquer objetivo, será mais do que necessário trabalhar para atingir metas.
Além disso, a polaridade yin significa uma ligação sagrada com a alma humana, influenciando a experiência espiritual de todos.
O que esperar do novo ano
O boi significa justiça, lealdade, franqueza, construção, paciência e intuição. Já o elemento metal carrega o simbolismo de determinação, sucesso, ambição, autossuficiência, impulsividade e uma certa teimosia.
Enquanto isso, a polaridade yin representa a energia feminina, persistência, conforto, liderança e beleza. "A combinação destes três componentes ditam o ritmo do ano e impactam nossas vidas de maneiras singulares", comenta Brendan.
O astrólogo acrescenta que o boi de metal igualmente indica a importância de posturas mais decididas, obstinadas a derrubar os obstáculos que
devem surgir pelo caminho. "O 2021 terá boa dose de dificuldades, mas todas superáveis", avisa o especialista. Outro ponto é que boi de metal retrata o conservadorismo, ou seja, para cumprir as metas, o melhor é seguir soluções tradicionais.
Mas o boi de metal também traz boas influências. Vai inspirar momentos familiares e domésticos, reforçando o gosto e a necessidade de reservar mais tempo para a família e a própria casa. Só é necessário ter cuidado, já que devem surgir muitos conflitos desnecessários, decorrentes da comunicação falha. Paciência e bom senso serão imprescindíveis.
Carreira e relacionamentos
A influência do boi de metal em 2021 recomenda cautela para qualquer pessoa antes de se jogar com tudo em novos projetos - lembre-se de que planejamento é a segurança contra as armadilhas da imprudência.
"Além disso, segundo a astrologia chinesa, o ano pede bastante paciência. É preciso saber esperar e se certificar que concluiu todas as etapas, mesmo que isso demore", pontua Brendan.
No âmbito das relações, a energia familiar vai se mostrar mais forte durante o ano do boi de metal, estimulando a construção de relações duradouras e o bem-estar. "Mas o final feliz depende de valores como respeito, honestidade, coragem e boa vontade", observa.
Nascidos em ano de boi terão ano bom
Diferente da astrologia ocidental, o signo do horóscopo chinês é definido de acordo com o ano de nascimento - no grupo do boi estão os nascidos em 1925, 1937, 1949, 1961, 1973, 1985, 1997, 2009 e, é claro, 2021.
Para eles, Brendan comenta que a expectativa é de um ano promissor. "Tende a ser um período de muita sorte para quem é desse signo. Por ser de metal, os nascidos pelo boi podem esperar muita inovação, pensamento ágil e criatividade. É boa fase para se dedicar a aprender algo novo, e será especialmente fértil para quem gosta ou trabalha com tecnologia", avisa.
Como é escolhido o animal regente
A cultura chinesa acredita que o ano é influenciado pela energia do animal regente. Segundo Brendan, a definição do grupo de 12 animais está associada à Buda.
O líder religioso teria convidado os seres vivos da natureza para celebrar o ano novo chinês, mas apenas alguns bichos apareceram para a festa - rato, coelho, boi, tigre, dragão, serpente, cavalo, macaco, galo, cabra, porco e cão. Assim, para homenageá-los, Buda atribuiu a cada um deles um signo do zodíaco chinês.
"Cada animal rege um ano lunar, diferentemente do ano solar ocidental. Para os chineses, o ano começa na primeira lua Nova mais próxima ao dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Por isso, o ano novo chinês não é comemorado no primeiro dia de janeiro", aponta Brendan.
Rituais para o ano novo chinês
Pular ondinhas, comer lentilhas, usar branco? nada disso! No ano novo chinês, as tradições são outras. A seguir, o representante do Astrocentro conta quatro rituais seguidos na vertente oriental, no 12 de fevereiro.
- Limpar muito bem a casa e deixar portas e janelas abertas, garantindo a boa circulação ar.
- Colocar notas de dinheiro em envelopes vermelhos e oferecer como presente a pessoas queridas e, também, a desconhecidos, desejando prosperidade e saúde.
- Escrever mensagens com tinta dourada em papel vermelho e pendurá-los nas janelas, pedindo bênçãos para a casa e a família.
- Fazer um banquete (ou, no mínimo, uma refeição abundante), para celebrar a chegada do ano novo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.