BBBologistas: elas transformaram as tretas do reality em análises nas redes
A montanha-russa de emoções provocada pelo BBB deste ano fez muita gente se questionar se não era melhor deixar de acompanhar o programa em nome da saúde mental, como nos recomendou a colunista Luciana Bugni. Se para você está difícil acompanhar "ao vivo", tem muita gente hoje oferecendo um "filtro" para se manter a par do que acontece no reality - sem necessariamente precisar vê-lo.
É muito meme, opinião, filtro para Stories (como o feito sobre Lumena), hashtag de "Fica" e de "Fora" e textão sobre os participantes. No meio dessa enxurrada de conteúdo no Instagram, Universa está de olho em duas mulheres que analisam o dia a dia dos brothers e sisters: a humorista e comentarista Thamirys Borsan (@thamirysborsan) e a psicanalista Manuela Xavier (@manuelaxavier). Pelo humor e pela psicanálise, respectivamente, as duas têm produzido conteúdo, diversão e reflexão.
Para Universa, elas contam como estão vivendo há quase um mês coladas na realidade paralela dos confinados da casa e como o que acontece lá dentro vira conteúdo no mundo aqui fora.
Profissão: "comentarista de BBB" no Instagram
Foi durante o BBB 20 que a humorista Thamirys Borsan, 26, se associou a mais uma função: a de comentarista do reality nas redes sociais. Acompanhar o programa, que já era seu queridinho do entretenimento, ficou ainda mais "profissional" quando ela criou um filtro com o título "comentarista de BBB" em que simula um fone de ouvido daqueles para narrador de jogo de futebol.
"No ano passado, o filtro bateu 10 milhões de usos. Para mim, foi muito orgânico virar comentarista do reality porque eu sempre gostei de assisti-lo", conta Thamirys que, para esta edição, fechou contrato com a Globoplay para produzir vídeos engraçados sobre o BBB na plataforma.
A rotina: "Comi macarrão com linguiça porque eles estavam comendo"
De tanto ficar em cima do que acontece na casa, Thamirys conta que passou a reproduzir a rotina dos participantes. Ela explica que cumpre os mesmos horários que eles para dormir e acordar e até já se sentiu influenciada a preparar um prato de macarrão e linguiça porque era o que eles estavam comendo na TV. "As duas primeiras semanas foram punk, fiquei três dias sem dormir direito."
Para não perder as tretas e armações, Thamirys fica de olho nos vídeos do Globoplay e no canal pay per view, onde consegue selecionar a câmera em que está acontecendo algo de seu interesse. Com isso, seus 125 mil seguidores têm informações privilegiadas sobre o jogo.
Aliás, quem acompanha os stories dela nem precisa ligar a TV para entender as dinâmicas da casa. Thamirys explica como funcionam as provas e comenta as falas polêmicas da forma mais detalhada possível.
A humorista conta que a saída de Lucas Penteado foi o assunto que mais gerou conteúdo; agora, avalia que a relação entre os participantes está diferente. "O grupo que é visto como o dos vilões, que tem o Projota, a Karol Conká e o Nego Di são o fogo, e o Lucas era a palha. Agora, os outros reagem ao grupo de forma diferente, se isolam". Ela também mudou sua forma de encarar o jogo.
Digo que estou vendo como se fosse um jogo The Sims, me divertindo mais. Isso porque tenho que criar piadas o tempo todo para as coisas que acontecem lá. Thamirys Borsan
Expor sua opinião nas redes também tem o lado negativo. "Sou muito alvo de torcida. Criaram um boicote à Karol Conká e vieram me questionar por que eu ainda sigo a conta dela no Instagram. Rolou uma pressão para eu dar unfollow nela, como se isso colocasse em dúvida meu caráter", explica.
BBB é como um "experimento antropológico" para psicanalista
Para a psicanalista Manuela Xavier, com 300 mil seguidores no Instagram, o BBB é um "experimento antropológico" que gera material para análise a partir de uma visão feminista. É dela, aliás, a série de stories sobre "Boy probleminha", que gerou uma notificação extrajudicial da família de Fiuk para ela, a respeito das referências feitas ao artista.
No Instagram, a psicanalista se defendeu alegando que não atribuiu nenhuma característica vexatória a ele. Para Universa, disse que pegou "a narrativa do Fiuk e falou de como ela é parecida com a de homens que têm relacionamento abusivo". A interpretação fez com que a torcida dele derrubasse a live em que ela falou sobre o tema.
Manuela conta que seu interesse é levar aos seguidores reflexões sobre o que acontece na mídia; pode ser funk, sertanejo, BBB. "A gente deve ter um olhar crítico. Dá para reparar, por exemplo, em como as narrativas de heróis e vilões vai mudando." Nesta edição, explica que tem muito pano para a manga ao dar opinião sobre machismo, racismo e elitismo reproduzidos dentro do reality.
"Na minha clínica, só se fala em BBB"
A psicanalista diz que tira insights para produzir conteúdo no Instagram dos conteúdos que assimila do Twitter, do canal pay-per-view e da edição que é veiculada nas noites da TV Globo. Pelo apelo dos últimos acontecimentos na casa, o assuntou rendeu 35 mil novos seguidores em seu perfil. Ela garante, no entanto, que o público extra pode ser passageiro. "A primeira vez que eu falar de aborto ou racismo, a maioria deve ir embora. Porque acham que eu vou ser a Sonia Abrão da psicanálise, mas isso é me comprar pela metade."
Além da produção de conteúdo para o Instagram, Manuela faz atendimento clínico como psicanalista. Ela revela que o reality tem sido "gatilho de ansiedade" para os pacientes e que o programa virou tema constante. "No dia seguinte ao que Lucas saiu do programa, todos eles falaram sobre isso nas sessões."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.