Moda vem dos anos 70, bandana bomba no BBB e no Twitter. Aprenda a usar
A 21ª edição do Big Brother Brasil está trazendo à tona temas como transfobia, cancelamento, racismo e abuso psicológico — mas, entre tantos assuntos sérios, um acessório chama atenção: as bandanas.
Seja como um lenço, cobrindo toda a cabeça, ou na versão torcida, como uma tiara, elas já apareceram na cabeça de pelo menos um terço dos brothers e geraram uma certa polêmica entre os telespectadores que odeiam o acessório ou se renderam a ele.
Quem usa
Os lenços, quase sempre coloridos, apareceram primeiro na cabeça da atriz Carla Diaz e da cantora Pocah, que já usavam esse acessório antes do reality, como mostra uma rápida stalkeada no perfil delas no Instagram. Carla Diaz aparece usando bandana inclusive na foto oficial do reality.
Nas últimas semanas, a bandana tem sido usada com frequência por ViihTube e Thaís; Sarah e Kerline chegaram a aparecer uma ou duas vezes com o acessório, mas de forma menos constante.
Fiuk também é fã do lenço, mas usa de um jeito diferente: torcido e amarrado como uma tiara, ou na altura na testa, à la Axl Rose, do Guns'N'Roses. Fiuk já usou o lenço também como adorno para o chapéu.
Prática, versátil e direto dos anos 1970
A consultora de moda Ana Vaz conta que, apesar de parecer uma tendência nascida dentro do BBB, a moda não está restrita à casa.
"Como a gente vê aquele pequeno grupo de pessoas usando o mesmo acessório cotidianamente, dá a sensação de que a tendência nasceu ali, mas não. A bandana está associada a duas tendências de comportamento que se intensificaram com a pandemia: a versatilidade e a praticidade", conta. "É um lenço pequeno, que ocupa pouco espaço e é muito fácil de usar. Pode ser bandana, tiara, cropped, pulseira e até enfeitar a bolsa".
Ana conta que a bandana, da forma usada por Carla, Pocah, Thaís e ViihTube, está muito associada aos anos 1970, década que, ela conta, tem aparecido muito na moda nas últimas temporadas e traz conceitos de conforto e liberdade.
Já a versão de Fiuk, torcida e usada em forma de tiara, é inspirada na década seguinte: "Nos anos 1980, surge uma moda que explorava um aspecto mais andrógino, e a bandana nasce nesse cenário".
Outro fator que ajuda a impulsionar as bandanas neste momento, conta Ana, é o fato de ser um acessório que fica visível nas telas, em ano de pandemia. "Ganharam força acessórios que aparecem neste espaço: brincos grandes, tiaras, mix de colares, e bandanas".
Tendência na casa, meme no Twitter
No Twitter, fãs do BBB estão divididos entre quem não gosta das bandanas, e quem faz comparações entre as sisters e o cantor Bell Marques, que também é fã dos lenços na cabeça.
Bell, é você?
Pandemia de bandanas
Aprenda a usar
Ana Vaz, consultora de moda, acredita que as bandanas vão sair do BBB e chegar aos telespectadores. "Não é uma tendência tão visível como foi a volta das pochetes, dos sneakers e das sandálias Birkenstock, mas está ganhando espaço e deve continuar assim", afirma.
Ela aconselha que, para quem quer investir na peça, vale a pena escolher uma versão de preço acessível e lembrar que o lenço não precisa ir só na cabeça.
"Às vezes a pessoa compra para usar na cabeça, fica tímida de usar ou não gosta muito do resultado, então dá pra usar como lenço no pescoço, amarrada na bolsa, no cós da calça, ou para amarrar o cabelo", sugere. "Para quem quiser usar de uma forma mais discreta, para testar, pode comprar a bandana de uma cor mais próxima do cabelo".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.