#CompreDelas: Facebook e Universa lançam campanha de apoio a empreendedoras
As mulheres ainda enfrentam muitos obstáculos para empreender, especialmente neste período de pandemia. Pensando nisso, o Facebook, em parceria com Universa, lança nesta sexta-feira, 5, o movimento #CompreDelas, para apoiar e fortalecer pequenos negócios liderados por mulheres no Brasil e na América Latina.
A iniciativa vai promover uma série de ações até o final de março, Mês Internacional da Mulher. Serão três principais frentes: visibilidade, para estimular o consumo de produtos e serviços de empreendedoras; empoderamento, que garantirá descontos e ofertas com empresas parceiras; e educação e boas práticas, que vai ajudar, de maneira gratuita, na formação das pequenas empresárias, com conteúdos transmitidos na página do #ElaFazHistória, do Facebook para Empresas, e do perfil de Universa.
"Acreditamos no empreendedorismo feminino como uma ferramenta legítima de empoderamento social e econômico, um ciclo virtuoso que gera não apenas impactos individuais, mas também coletivos, beneficiando toda a sociedade", afirma a diretora de Marketing de Negócios do Facebook para América Latina, Debora Nitta.
Programação tem mesa-redonda, live e workshops
A série de conteúdos estreia no dia 8 de março, veja a agenda de eventos:
8/3 às 11h - mesa redonda "Como mulheres empreendedoras adotaram ferramentas digitais para superar os desafios trazidos pela Covid-19?": com a deputada federal Luisa Canziani (PDT-PR), Paula Tavares, do Banco Mundial, Juliana Domingues, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e representantes das empresas Conexão Revista e Maradocesedelicias
8/3 às 18h - live "Alicerces do Negócio: Formalizar, Planejar e Permanecer": com Adriana Barbosa, CEO e Fundadora da Feira Preta e da Pretahub, Renata Malheiros, do Sebrae Delas, Sheila Makeda, empreendedora, sócia e fundadora da Makeda Cosméticos, e mediação de Ednusa Ribeiro, do Coletivo Meninas Mahin
24/3 às 16h - workshop "Como Organizar suas Finanças: Lucro ou Prejuízo?"
25/3 às 16h - workshop "Para mais Pessoas em mais Lugares: Formas Simples de Divulgar seu Negócio e Vender"
Durante esse período, Universa também vai compartilhar histórias inspiradoras das empreendedoras em formato de texto e vídeos na seção Mapa da Mina, que reúne dicas, trajetórias e muita informação sobre o empreendedorismo feminino.
Como superar dificuldades e fazer a empresa crescer
Durante a pandemia, as mulheres empreendedoras buscaram inovar em suas empresas, mas tiveram menor lucro ao buscar alternativas.
De acordo com a 9ª Pesquisa de Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, 46% das mulheres criaram novos produtos ou neste período, contra 41% dos homens. No entanto, 75% das empreendedoras perceberam queda no faturamento mensal, contra 71% dos empreendedores homens.
Além disso, as mulheres donas de seus próprios negócios sofrem com a jornada dupla — além de cuidar do empreendimento, precisam dar conta das tarefas domésticas e dos cuidados com filhos ou idosos.
Segundo a pesquisa Global State of Small Business, conduzida pelo Facebook em parceria com a OCDE e o Banco Mundial em 2020, 23% das empreendedoras mulheres afirmam gastar pelo menos seis horas por dia em atividades domésticas e cuidados com a família; entre empreendedores, a taxa é de 11%.
"Comprar de mulher é ajudar a transformar o mundo"
As pequenas empresas lideradas por mulheres na América Latina ainda apresentam 11% mais chances de fechar quando comparadas a empresas lideradas por homens. "Comprar de uma mulher é fazer essa roda girar. Quem compra de uma mulher participa de um movimento de transformação", afirma Debora Nitta.
De fato: segundo dados do Banco Mundial, o empoderamento econômico de mulheres da América Latina e do Caribe ajudou a reduzir a pobreza em 29% na região, entre 2006 e 2015.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.