Como Camilla no BBB: dicas pra cuidar do cabelo após cortar as box braids
Fora do Big Brother Brasil, Camilla de Lucas era conhecida por mudar de visual com frequência — e com a ajuda das laces, tipo de peruca bem realista, usada por personalidades como Ludmilla e Rihanna. Ontem, a influenciadora decidiu cortar as tranças que usava desde o primeiro dia de programa e apareceu com os fios naturais, crespos e bem mais curtos, pouco antes de aderir à lace lisa e bem longa.
A remoção do penteado foi feita primeiro com tesoura, para cortar os fios sintéticos, depois na mão, desfazendo as tranças nos fios naturais. Todo o processo durou mais de uma hora, e Camilla contou com a ajuda dos colegas de confinamento João e Sarah.
Enquanto estava com o cabelo natural, Camilla lavou os fios, pediu produtos específicos para cabelo crespo, disse que pularia na piscina pela primeira vez em dois meses de programa e ouviu de João que deveria deixar o cabelo respirar antes de colocar a lace. Será que precisa?
Universa conversou com duas trancistas — Domênica Correa de Mello e Sheila Makeda, fundadora da Makeda Cosméticos — para responder a essas e outras questões sobre os cuidados com o cabelo crespo depois de remover as tranças.
Quanto tempo em média duram as tranças?
O penteado dura de dois a três meses — Camilla fez a remoção das tranças dias antes do BBB completar dois meses noar, mas passou pelo menos 15 dias confiada antes da estreia do programa. "Ficar com as tranças mais tempo que o recomendado danifica os fios, que podem começar a cair ou ficar quebradiços", alerta Domênica.
Qual é a melhor forma de remover as tranças?
Segundo as duas trancistas, Camilla fez do jeito correto: o ideal é cortar a parte sintética das tranças mais ou menos dois dedos abaixo de onde começa o cabelo natural, e ir desfazendo o restante com os dedos — e de preferência com ao auxílio de outras pessoas, para evitar danificar os fios, exatamente como João, Sarah e outros brothers ajudaram a influenciador a fazer.
O material sintético perde a utilidade depois de cortado e deve ser descartado.
Pode ir na piscina?
Pode! Piscina, mar, tudo liberado. A diferença é que as tranças demoram mais para secar e não é bom dormir com as tranças molhadas, porque a umidade danifica tanto o penteado quanto os fios naturais. Além disso, dependendo do material utilizado, elas ficam muito pesadas quando estão molhadas — pode ser que, por conta destes dois fatores, Camilla tenha evitado mergulhar na piscina do BBB até agora.
"Nada impede curtir praia ou piscina. O importante é lavar bem depois para sair o cloro ou sal e secar bem a raiz com um secador", o que pode levar um tempinho, explica Sheila.
Como cuidar do cabelo natural depois de meses com tranças?
Depois da remoção das tranças, é preciso desembaraçar com cuidado para não machucar o couro cabeludo, alerta Domênica, desfazer possíveis nós, lavar bem e hidratar os fios — exatamente como Camilla fez.
"O cabelo trançado pode ficar um pouco machucado, poroso e às vezes ressecado. Por isso, é muito importante fazer um tratamento que nutra os fios", acrescenta Sheila.
Precisa deixar o cabelo respirar?
Sim! O ideal é deixar respirar por pelo menos dois dias antes de fazer novas tranças ou colocar uma peruca lace — coisa que Camilla não fez: horas depois de soltar as tranças, ela apareceu usando a lace.
Linda de qualquer jeito, né, mores?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.