Geladeirinha da beleza: é bom refrigerar produtos de skincare?
Não é incomum se deparar com vídeos de blogueiras e amantes de skincare colocando produtos de beleza na geladeira. A ideia é preservar o item e até potencializar os seus efeitos. Mas, será que a prática faz sentido? "Os produtos das indústrias farmacêuticas não precisam de refrigeração porque seus conservantes possuem componentes de segurança. Esses conservantes toleram temperaturas entre 5°C e 30°C", explica a dermatologista Paola Pomerantzeff.
Então, qual a melhor forma de conservar os diversos produtos de cuidados com a pele? Segundo especialistas ouvidos por Universa, depende. São diversos os fatores que influenciam, ou não, na necessidade de refrigeração de um cosmético — entender quais são eles é fundamental para preservar cremes e ácidos e evitar que assim eles percam sua eficácia.
Quais fatores influenciam na composição de um produto?
A temperatura — muito quente ou muito fria —, a umidade e a luz solar direta são os principais fatores que podem alterar alguns conservantes e, consequentemente, a eficácia do produto.
A oxidação é o mais comum. "Ela pode ser acelerada por aumento da temperatura e exposição contínua à luz. Geralmente, produtos oxidados apresentam alteração na cor, cheiro e/ou textura", explica o dermatologista Daniel Cassiano.
O que realmente vai para a geladeira?
Alguns produtos manipulados podem conter conservantes específicos que exigem refrigeração — o que está recomendado no rótulo. "Os dermocosméticos manipulados apresentam maior dificuldade em garantir a estabilidade de ácidos como o ascórbico, o retinóico e o glicólico. Por isso costumamos ver a indicação de 'armazenar em ambiente refrigerado'", diz Cassiano.
Os conservantes presentes em produtos industrializados possuem teste de eficácia em temperaturas extremas, o que garante a validade do produto, explica.
Para a dermatologista Paola Pomerantzeff, alguns cremes como os para a área dos olhos podem ser mantidos na geladeira para que a baixa temperatura ajude na vasoconstrição e melhore o aspecto das olheiras, por exemplo. Hidratantes corporais também podem aumentar a sensação de conforto se colocados na geladeira antes de serem aplicados no corpo como "pós-sol". Mas, isso não significa que o produto terá sua validade prolongada.
Vale a pena investir em uma "beauty fridge" para cosméticos?
As chamadas "beauty frigdes", as geladeirinhas para guardar cosméticos, possuem uma refrigeração que varia entre 10ºC e 15ºC, ou seja, é um pouco menos intensa que a de uma geladeira.
O uso dessa minigeladeira em muitos casos, pode, sim, ser benéfico, pois, além de refrigerar os produtos de skincare, também os mantém fora do alcance da luz do sol, esclarece Geisa Costa, médica especialista em dermatologia.
"Armazenar o cosmético à base de água ou em pasta em um local refrigerado e seco, sem a luz do sol, é uma ótima alternativa para evitar que estrague. Se você estiver utilizando as versões naturais, por exemplo, os benefícios só aumentam: como são livres de conservantes e química, se armazenados na geladeira de skincare podem prolongar a validade deles", diz ela, idealizadora do Art Beauty Center.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.