Ansiedade está batendo forte? Cristais podem ajudar a controlá-la
Difícil encontrar quem não tenha sentido a ansiedade desestabilizada no último ano, reflexo da pandemia do coronavírus.
Para tentar controlá-la, há diversas alternativas que prometem eficácia, como: reflexologia, reiki e outras terapias alternativas.
No rol de possibilidades também entram os cristais, capazes de controlar ou, pelo menos, amenizar a inquietação que toma conta dos ansiosos.
Por que ajudam
"Durante milhões de anos, os cristais foram submetidos às mais diversas condições de temperatura, pressão, reações químicas, até chegar às vibrações que acumulam, sendo que alguns cristais têm características para lidar melhor com assuntos específicos, caso da ansiedade", pontua o terapeuta holístico e professor de curso sobre cristais e pedras Thiago Anselmo,
Ele observa que, para entender quais são os mais adequados, é preciso compreender o que gera um processo ansiogênico. "Muitas vezes, encontramos instabilidades emocionais, inseguranças, medos e, ainda, uma dificuldade de se colocar no aqui e agora", ilustra.
De acordo com Thiago, para trabalhar emoções de maneira mais suave, cristais coloridos, como a Fluorita e o Opala, são muito bons. Já para trabalhar aterramento (dissolver energias negativas), ter segurança e aproveitar o momento presente, pedras de colorações amarronzadas e avermelhadas são indicadas, entre as quais Ágatas e Granadas.
As melhores pedras
A seguir, o professor lista cristais que são recomendados para lidar com a ansiedade. Ele lembra ser possível combinar alguns deles com meditação. "Como a prática meditativa é forte aliada no combate a ansiedade, pedras como a ametista e demais auxiliadoras em meditação também podem ajudar bastante", afirma.
Âmbar fossilizada
Ajuda a controlar a ansiedade, age no combate a situações depressivas e dá um gás no entusiasmo. Também beneficia a memória, a energia da kundalini, a beleza natural da pessoa e a vida social, facilitando a atração de amigos. Outros benefícios são o impedimento de processos de autossabotagem e o aumento de paciência e alegria de viver.
Ametista
Alivia a raiva, o medo e a ansiedade e ajusta a percepção para ter uma vida mais tranquila. Acalma a mente, auxilia na meditação e na transição de estados de consciência. Facilita a conexão com guias, mestres e mentores, além de transmutar a energia negativa em positiva e ajudar na limpeza do chakra coronário.
Crisocola
Essa pedra de energia feminina afasta culpa, ansiedade, medo, raiva e sobrecarga emocional. Inspira a criatividade, o poder pessoal e a serenidade. Ainda atua na limpeza do inconsciente para desenvolver equilíbrio e maturidade das emoções.
Pedra estrela
É eficaz para pessoas com a mente muito agitada, pois bloqueia pensamentos excessivos e obsessivos. Auxilia na transmutação de incertezas e no controle de desesperos internos, fazendo com que as pessoas tenham paz, confiança, fé, destemor.
Quartzo verde
Trata-se de uma das melhores pedras para saúde e cura, já que transmite vibrações suaves que regeneram e trazem equilíbrio mental, emocional e espiritual. Neutraliza, ainda, emoções negativas e violentas. Traz a energia da cura, liberta do medo e da ansiedade, bem como promove uma perspectiva alegre e otimista da vida.
Rodonita
Essa pedra rosa atua contra a ansiedade, pois é uma equilibradora emocional. Afasta a letargia, o desânimo e a dificuldade de iniciar e concluir projetos. Empodera a autoestima e estimula a postura de força e coração benevolente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.