Chinesa reage a assédio sexual batendo no chefe com um esfregão; entenda
Uma mulher reagiu ao assédio do chefe, na China, de uma forma em inusitada: batendo nele com um esfregão. Apesar de divertir muita gente, a cena acabou levantando uma discussão sobre o assédio sexual que persiste no ambiente de trabalho — no Brasil, 47% das mulheres diz já ter sofrido assédio sexual no trabalho.
Segundo o "New York Times, a mulher, identificada pelo sobrenome, Zhou, é uma funcionária pública de Suihua, no nordeste do país, e já tinha se queixado de receber mensagens de assédio do chefe, chamado pelos veículos locais de Wang.
Em um vídeo de 14 minutos que corre as redes sociais chinesas, Zhou é vista jogando água e batendo em Wang com o objeto, enquanto ele cobre o rosto e pede desculpas, dizendo ter feito "só uma brincadeira". Uma outra mulher, que filma a cena, chega a gritar contra o chefe, dizendo que também não aguenta mais ser assediada.
O New York Times não deixa claro quando o episódio aconteceu, mas no Weibo, rede social chinesa, há informações de que o vídeo foi publicado no último domingo (11). De lá para cá, a cena foi vista por milhares de pessoas.
A ativista feminista chinesa Lu Pin disse, em entrevista na segunda (12), que acredita que o vídeo fez sucesso justamente porque, na maioria das vezes, as mulheres não reagem ao assédio: "As mulheres são obrigadas a ficar em silêncio porque é difícil que um assédio sexual seja investigado. Esta mulher assumiu a própria defesa. O fato de seu comportamento estar chamando tanta atenção mostra de que não há meios melhores para se defender".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.