Beijo na boca e pegação: ONG exalta vida sexual de idosos em fotos íntimas
A ONG britânica Relate, que presta apoio a pessoas a respeito de relações conjugais, familiares e sociais, lançou nesta semana uma campanha de fotos com idosos para quebrar o tabu sobre aquilo que é pouco falado: a vida sexual da terceira idade.
Cinco casais e uma mulher foram clicados pelo fotógrafo de moda Rankin — que sequer cobrou pelo trabalho — em poses íntimas e sensuais para, segundo a própria ONG, romper com os estigmas que cercam o exercício da sexualidade (e o prazer) de pessoas idosas. A sessão de fotos leva o nome "Let's Talk The Joy of Later Life Sex" (em tradução livre, "Vamos falar sobre o prazer na vida sexual tardia"). O material tem sido republicado pela imprensa internacional, e você vê as fotos a seguir.
A ideia é despertar um questionamento: por que há a noção de que pessoas mais velhas não poderiam, não querem ou não gostariam de ter uma vida sexual saudável e ativa?
Campanha britânica exalta vida sexual de idosos
Falar de sexo é tabu em algumas sociedades; sexo na terceira idade, então, é um tema cercado por silêncio. Segundo pesquisa de mercado 3Gem, divulgada pela Relate, e feita entre os britânicos, 67% das pessoas com mais de 65 anos dizem que sexo e intimidade para sua faixa etária raramente (43%) ou nunca (24%) são representados na mídia.
Os modelos da campanha, então, desmistificam essa história e são sinônimo de diversidade e representatividade. São Andrew e Mark, casal homoafetivo que está junto há 31 anos, Chrissie, que fez uma mastectomia dupla, e o parceiro Roger, Daphne e Arthur, que ainda andam de mãos dadas, Billie e Cora, Margareth, e Lynn e George, um casal negro que mostra muita intimidade nos cliques.
A terapeuta sexual da ONG Gail Thorne explica que a campanha exalta a forma como cada um vive sua sexualidade e que isso é importante para fortalecer a autoconfiança e a liberdade de ser quem se é em qualquer idade. "Pode parecer que são apenas jovens com corpos 'perfeitos' que fazem sexo e têm intimidade, mas é claro que isso não é verdade. Na realidade, sexo e intimidade na vida adulta significam coisas diferentes para pessoas diferentes", explica.
Para alguns é sobre explorar novas e diferentes experiências sexuais e, para outros, trata-se simplesmente de se sentir capaz de expressar emoções por meio de um toque suave ou um beijo na bochecha.
Para Rankin, a sessão veio no momento em que o mundo mais precisa de demonstrações de afeto. "O simples fato é que todos nós precisamos de intimidade agora mais do que nunca - e a idade, é claro, realmente é apenas um número. A grandeza do amor e do carinho — as mesmas coisas sobre as quais não paramos de escrever livros, filmes e canções pop — não precisa mudar à medida que descobrimos nossos últimos anos. Esta campanha tem como objetivo quebrar as convenções, e foi isso que aconteceu, na frente e atrás das câmeras."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.